Home Dicas Como organizar uma empresa pequena? 4 passos fundamentais

Como organizar uma empresa pequena? 4 passos fundamentais

4 minutos lido
Comentários desativados em Como organizar uma empresa pequena? 4 passos fundamentais

Se você está se perguntando sobre como organizar uma empresa pequena, já está no caminho certo. A primeira atitude de um gestor que deseja sucesso no seu negócio é reconhecer o que precisa melhorar. Isso também quer dizer que você identificou um dos pontos que mais prejudicam as empresas de todos os portes: a desorganização!

O que acontece muito é a crença de que por uma empresa ser pequena, ela não precisa de grandes investimentos em organização. Isso é uma ilusão que pode ter consequências drásticas. Felizmente, isso não irá acontecer com você, pois, com as dicas a seguir você saberá exatamente como organizar uma empresa pequena.

Como organizar uma empresa pequena:

Passo 1 – Identifique os problemas

É verdade que você já chegou à conclusão de que a sua empresa está desorganizada. No entanto, é preciso entender objetivamente o que isso quer dizer. É possível que um ou mais setores do negócio estejam desencadeando essa situação. Portanto, deve-se identificar com precisão quais são os pontos problemáticos nesse contexto. Para isso, responda algumas perguntas, como:

  • A empresa está cumprindo os prazos estabelecidos com clientes e fornecedores?

  • Existem conflitos ou problemas na relação de trabalho entre os colaboradores?

  • Tem um planejamento estratégico e ele é seguido?

  • Existem muitas reclamações dos clientes?

  • Os custos com o negócio estão mais elevados do que a receita?

  • O pagamento das obrigações da empresa está em dia?

  • A demanda de produtos e serviços é atendida?

Perguntas como essas ajudam a entender a origem dos problemas, a fim de criar ações para solucioná-los. Contudo, o seu negócio poderá apresentar outras questões específicas. Investigue e registre com detalhes todos os problemas encontrados em cada setor ou situação para seguir com os próximos passos.

Passo 2 – Planeje as mudanças

Uma vez que você identificou os problemas, é hora de planejar as ações para solucioná-los. A partir da análise anterior você será capaz de entender o ponto de concentração da desorganização da empresa e estabelecer as prioridades.

Definir uma hierarquia entre os problemas é fundamental, pois, nem sempre será possível solucionar tudo ao mesmo tempo. Fora isso, é possível que um ponto central esteja desencadeando as outras situações. Dessa maneira, faça um planejamento detalhado apresentando solução para cada uma das questões identificadas, conforme a prioridade de cada uma delas.

Passo 3 – Estabeleça objetivos e metas

Após apresentar possíveis soluções para os problemas identificados, é importante definir com clareza o que deseja alcançar com eles, onde, como e quando. Isso quer dizer estabelecer objetivos e metas. Por exemplo:

  1. Problema identificado: conflito entre os colaboradores.

  2. Consequência: improdutividade e clientes insatisfeitos.

  3. Solução: Reestruturar a gestão de pessoas.

  4. Objetivo: Qualificar o trabalho em equipe.

  5. Meta:

  • Identificar a qualidade dos colaboradores atuais;

  • Renovar o pessoal, se necessário;

  • Resolver conflitos interpessoais;

  • Desenvolver estratégias de integração e comunicação.

Essa é apenas uma breve síntese de uma situação hipotética. Conforme a estrutura organizacional da sua empresa, você deverá atribuir essas ações ao setor e colaboradores competentes. Outro ponto importante é determinar os prazos para resolução das situações.

Passo 4 – Monitore e avalie

Organizar uma empresa de qualquer tamanho exige monitoramento e avaliação de todas as ações implementadas. Consequentemente, as próprias estratégias desenvolvidas para acabar com a desorganização deverão ser acompanhadas e avaliadas. Isto é: você precisa saber se elas funcionaram ou não.

Outra dica de ouro no que diz respeito a organizar uma empresa pequena ou de qualquer amplitude é buscar por qualificação. Como você deve ter percebido, as ações mencionadas exigem capacidade de análise e proposição de soluções.

Quanto mais o gestor tiver domínio dos conhecimentos relacionados ao próprio negócio, melhor conseguirá lidar com problemas. Agora que você já sabe como organizar uma empresa pequena, descubra mais sobre o universo dos negócios, acesse o texto: Por que você deve fazer um curso de gestão de processos?

Comentários estão fechados