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Como os indicadores de desempenho podem ajudar a sua empresa

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Dentre as ferramentas de gestão que mais auxiliam um negócio a melhorar seus investimentos e ampliar a competitividade estão os indicadores de desempenho. Eles permitem que o gestor acompanhe a performance das rotinas empresariais e tome decisões que possam qualificá-las.

Com o uso desse recurso é possível ampliar a visão da empresa sobre seus processos e possíveis caminhos para melhorar os resultados, reduzir custos, expandir, dentre outras questões. A seguir, vamos falar mais sobre os indicadores de desempenho e como eles poderão ajudar a sua empresa.

O que são os indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho são métricas estabelecidas que facilitam o acompanhamento da gestão quanto aos resultados de suas ações. O uso dessa ferramenta de gestão permite identificar se as metas estabelecidas foram alcançadas, a efetividade da aplicação de recursos, problemas ocorridos, e aspectos afins.

Sendo assim, esses indicadores são referências para o acompanhamento, avaliação e reformulação de estratégias, métodos, ações e projetos no âmbito empresarial.

Como os indicadores de desempenho ajudam uma empresa?

Os indicadores de desempenho permitem que a empresa tenha uma visão abrangente de cada setor, da interação entre eles e do impacto desse funcionamento para a consecução de seus objetivos.

Portanto, podemos afirmar que tais indicadores são essenciais para a execução do planejamento estratégico e sua qualificação. Sendo assim, em primeiro lugar, para aplicar essa ferramenta a empresa deve ter um planejamento estratégico bem desenvolvido.

Dessa maneira, os indicadores de desempenho poderão sinalizar o que está funcionando, o que precisa ser modificado, oportunidade de melhorias e crescimento para a empresa, dentre outras questões de interesse do empreendedor.

Conheça alguns indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho compreendem vários tipos e tópicos específicos a serem diagnosticados, acompanhados e avaliados. A importância deles será variável de acordo com cada negócio, mas temos alguns que se destacam:

Indicador de lucratividade

Esse indicador permite entender se o negócio está sendo lucrativo e, se não, por quais motivos. Ele avalia o faturamento e seus resultados de maneira articulada com os custos dos processos. Dessa maneira, será possível vislumbrar soluções para tornar o negócio mais lucrativo.

Valor do ticket médio

O valor do ticket médio é um indicador de desempenho que permite visualizar a dinâmica de vendas na perspectiva dos clientes e vendedores. A partir dele pode-se identificar quais vendedores vendem mais e qual a porcentagem de compra dos consumidores.

Essas informações auxiliam a identificar os clientes que merecem maior atenção da empresa com fins de fidelização, por exemplo, ou a mudar as estratégias do setor para melhorar os resultados.

Para calcular o ticket médio mensal da empresa, divide-se o faturamento dentro de um certo período de meses pelo número de meses determinado e, esse valor, pelo número de clientes.

Índice de turnover

A rotatividade de funcionários, quando alta, é um grande problema para as empresas, resultando em impactos operacionais e prejuízos financeiros. Esse indicador visa avaliar o nível de rotatividade dos colaboradores e compreender as motivações dessa instabilidade.

O seu cálculo é feito a partir da soma entre o número de demissões e admissões, dividido por dois, cujo resultado se divide pelo total de funcionários.

É importante ressaltar que os indicadores de desempenho de uma empresa devem ser limitados ao número de informações que ela seja realmente capaz de acompanhar e avaliar. Só assim eles serão uma ferramenta eficaz na qualificação do negócio, possibilitando a implementação de transformações positivas.

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