Home Gestão Financeira Como otimizar a gestão financeira para pequenas empresas?

Como otimizar a gestão financeira para pequenas empresas?

4 minutos lido
Comentários desativados em Como otimizar a gestão financeira para pequenas empresas?

A gestão financeira para pequenas empresas envolve uma série de ações e procedimentos que lidam com as finanças do empreendimento. Atividades como planejamento, execução, acompanhamento, análise e avaliação dessas atividades são fundamentais para uma boa gestão.

Muitos empreendedores se enganam pensando que o menor porte do negócio torna essas tarefas mais simples. Embora se tenha menos dados e fluxo operacional, a necessidade de organização e qualificação da gestão financeira não é dispensável para pequenas empresas.

Manter essa área em ótimo funcionamento impacta o melhor aproveitamento dos custos do negócio, aumentando a rentabilidade e a lucratividade. Em contrapartida, o amadorismo na gestão financeira pode resultar em prejuízos e até na falência.

A seguir vamos oferecer algumas dicas sobre a gestão financeira de pequenas empresas e você poderá aplicar à sua realidade, otimizando toda a gestão da sua empresa. Confira!

Considere três frentes básicas na gestão financeira para pequenas empresas

Existem três pontos que são fundamentais na gestão financeira das pequenas empresas. Eles permitem organizar o cotidiano, projetar o futuro e se preparar para situações de crises. Essas frentes são:

Gestão diária do fluxo de caixa

Para fins de análise e tomada de decisão, as ações relacionadas ao fluxo de caixa podem ser realizadas em prazos mais extensos. Mas sua gestão deve ser diária, principalmente nas pequenas empresas. Todas as entradas e saídas devem ser registradas e organizadas em um documento ou programa previamente designado para isso.

Gestão de investimentos

Se você pretende expandir ou qualificar a sua pequena empresa, é necessário fazer a gestão de investimentos. Todas as transformações e melhorias devem ser previamente planejadas. Assim, você poderá identificar o investimento necessário para realizá-las e planejar a destinação dos recursos nesse sentido.

Gestão de crises

A gestão de crises deve lidar com dois contextos possíveis.

O primeiro deles é buscar prevenir as crises. Isso envolve gestão do capital de giro, reservas de urgência, evitar dívidas e a otimização da gestão financeira para pequenas empresas.

O outro contexto é lidar com a crise já existente, buscando reduzir custos, negociar melhores condições com fornecedores, renegociar dívidas e afins.

Elabore ou qualifique o planejamento financeiro do seu negócio

Para lidar com tudo apresentado, é preciso ter um planejamento à altura. Esse é o instrumento que assegura a longevidade da empresa e deve ser revisto anualmente.

Em sua elaboração o planejamento financeiro lida com as previsões de faturamento, despesas e lançamentos dos custos atuais. Assim, é possível mensurar se os saldos serão suficientes para manutenção do negócio no decorrer do período, tomar decisões quanto a investimento ou cortes, dentre outras questões.

Defina indicadores financeiros para o acompanhamento e avaliação da sua gestão

Fica difícil saber o progresso da sua empresa se não houver uma referência para avaliação. Por isso, os indicadores são fundamentais na gestão financeira para pequenas empresas. Eles permitem auferir se as ações empreendidas estão oferecendo bons resultados para o negócio.

Esses indicadores são variáveis de acordo com as particularidades da empresa. Contudo, existem alguns gerais e que podem servir como ponto de partida, tais como:

  • Lucratividade;

  • Ticket médio;

  • Recebíveis;

  • Faturamento;

  • Despesas.

Esses são apenas alguns pontos de atenção para otimizar a gestão financeira para pequenas empresas. O fato é que se trata de um assunto amplo, que apresenta variações de acordo com negócio.

Com essas dicas de gestão financeira para pequenas empresas você poderá iniciar a otimização da sua gestão. Mas, o ideal é realmente se qualificar na área, através de um curso que abranja seus principais desafios e metas para a empresa. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o site do IDEBRASIL e confira!

Comentários estão fechados