Home Dicas Cultura e clima organizacional: importância e boas práticas

Cultura e clima organizacional: importância e boas práticas

trabalho-em-equipe-post-it
4 minutos lido
Comentários desativados em Cultura e clima organizacional: importância e boas práticas

Quando a empresa está apresentando problemas em seu ambiente, as respostas para transformar esse contexto podem estar na cultura e clima organizacional. Esses dois elementos dizem respeito a coisas diferentes, mas que estão interligadas e têm impacto relevante no ambiente de trabalho. A seguir vamos falar mais sobre o assunto!

Entenda o que é cultura e clima organizacional

Ao fazer o plano de negócios da empresa, os primeiros elementos definidos foram a missão, visão e valores, certo? Esses são os aspectos que direcionam a cultura organizacional. Isto é, que dizem respeito aos propósitos, crenças e expectativas da empresa em relação à atuação.

Já o clima organizacional se refere à percepção que os colaboradores têm da empresa, como se sentem no ambiente de trabalho. O clima organizacional, portanto, sofre influência de vários fatores, desde questões estruturais até o relacionamento interpessoal.

Qual a importância da cultura e clima organizacional para um bom ambiente de trabalho?

Embora o clima organizacional não se resuma à relação com a cultura da empresa, esses elementos precisam caminhar juntos. Isso porque a incoerência entre cultura e clima organizacional é um dos fatores do mal-estar no ambiente de trabalho.

Uma empresa pode apresentar em sua cultura, por exemplo, que tem uma perspectiva horizontal, abertura à participação dos funcionários, mas na prática concentrar as decisões na gestão e funcionar com uma estrutura vertical. Decerto, isso fará com que os colaboradores tenham pouca confiança nas determinações da empresa.

Pior ainda é quando não existe no negócio a prática de tornar pública e clara a sua cultura organizacional. Quando esses elementos ficam apenas no papel, corre-se o risco de “errar” na relação com os colaboradores. Esse erro acontece desde a contratação dos profissionais para o trabalho. Sendo assim, cultura e clima organizacional são elementos de muita importância para cultivar um bom ambiente de trabalho.

Algumas boas práticas relacionadas à cultura e clima organizacional

Quando a cultura e clima organizacional de uma empresa vão mal, alguns sintomas são clássicos, como alto índice de rotatividade de profissionais, baixa produtividade, equipe desmotivada, absenteísmo elevado, ambiente tóxico, são alguns exemplos.

Não é preciso dizer o quanto isso é negativo para o negócio, certo? Alguns gestores pensam que esses problemas estão relacionados a um funcionário ou liderança em específico, mas, geralmente, eles são da empresa.

Para avaliar e melhorar essa situação, algumas medidas podem ser tomadas, tais como:

  • Reavaliar a cultura organizacional para verificar se ela ainda corresponde à atualidade da empresa;
  • Avaliar se a cultura organizacional está sendo colocada em prática na relação entre gestão e colaboradores;
  • Realizar pesquisas de clima organizacional com os colaboradores;
  • Criar planos de ação para resolução dos problemas apresentados;
  • Criar ou rever o plano de carreira para as diferentes funções da empresa;
  • Promover ações de alinhamento de expectativas entre gestão e colaboradores;
  • Investir em consultorias voltadas para o relacionamento interpessoal, treinamento e capacitação de colaboradores com foco em inteligência emocional.

De modo geral, empresas que têm uma cultura e clima organizacional que favoreçam o crescimento e qualidade de vida de seus profissionais alcançam melhores resultados. Isso tanto no que diz respeito ao ambiente de trabalho, quanto no que se refere ao que esses profissionais proporcionam para o negócio.

Você tem enfrentado dificuldades no ambiente de trabalho do seu negócio? Avalie como anda a cultura e clima organizacional! Compartilhe sua experiência com outros leitores nos comentários!

Comentários estão fechados