Home Dicas A importância do treinamento e capacitação de colaboradores

A importância do treinamento e capacitação de colaboradores

a-importancia-do-treinamento-e-capacitacao-de-colaboradores
4 minutos lido
Comentários desativados em A importância do treinamento e capacitação de colaboradores

Mesmo quando os colaboradores de uma empresa são qualificados para a atividade, isso não quer dizer que estão completamente prontos. Afinal, cada negócio tem sua particularidade e, também, a atualização e renovação das energias é sempre fundamental para que as faculdades se mantenham. Por isso, o treinamento e capacitação de funcionários precisa ser uma constante nas empresas.

Apesar dessa realidade, muitos empreendimentos não cultivam a prática. As desculpas são inúmeras, desde os custos dessas ações até a teimosia de que são desnecessárias ou ineficientes. Contudo, bons gestores sabem que o treinamento e capacitação precisam ser bem feitos para que os resultados venham. A seguir vamos falar sobre a importância dessas práticas!

O que são treinamento e capacitação no âmbito de uma empresa?

São ações que costumam caminhar juntas, mas cada qual tem a sua função. O treinamento é uma proposta mais técnica, com a finalidade de ampliar ou aprimorar habilidades necessárias ao trabalho. Por exemplo, se você implanta um novo sistema de gestão na empresa, os colaboradores vão precisar de um treinamento para aprender a utilizar o sistema.

Já a capacitação é uma ação mais complexa e tem objetivos mais profundos no que se refere ao seu resultado. Ela é voltada para o desenvolvimento de questões comportamentais ou que sofrem influência das emoções. Quando os aspectos que desejamos despertar ou qualificar nos colaboradores são, por exemplo: liderança, motivação, proatividade, trabalho em equipe e afins, é a capacitação que fará isso.

De maneira resumida, podemos pensar que o treinamento é voltado para a aquisição ou otimização de habilidades e conhecimentos. Enquanto as capacitações têm como missão desenvolver ou qualificar as competências das pessoas em uma organização. É por isso que as duas ações são necessárias e importantes.

Benefícios que o treinamento e capacitação trazem para a empresa

Diante do que já dissemos, não é surpresa que o treinamento e capacitação tragam inúmeros benefícios para os seus adeptos. Dentre eles, podemos destacar:

Redução de custos

Erros devido à falta de conhecimento, falhas na comunicação entre as equipes e setores, desorganização de processos e afins, custam dinheiro para as empresas. Dinheiro desperdiçado! Certo? O treinamento e capacitação periódicos e estratégicos evitam esses e outros problemas, garantindo maior assertividade no usufruto dos recursos da empresa.

Melhoria contínua do ambiente de trabalho

Manter o ambiente de trabalho agradável não é algo fácil. Afinal, a rotina laboral é propícia ao estresse, cansaço, irritabilidade, frustração e outras emoções que, se não forem bem gerenciadas, podem virar uma bola de neve.

O aprimoramento evita que emoções como essas dominem o espaço. Isso porque promovem a renovação das reflexões, conhecimentos e interação entre os colaboradores. Dessa maneira, evita-se que eles mergulhem em reações emocionais, o que contribui para manutenção de um ambiente onde a razoabilidade predomine.

Maior êxito na retenção de talentos

Bons profissionais sabem do seu valor e são disputados pelo mercado. Além disso, geralmente têm um perfil que valoriza também a qualidade de vida, o que é um dos segredos de serem bem-sucedidos. Se a sua empresa oferece a oportunidade de que se desenvolvam mais nela e apresenta um bom ambiente para o trabalho, não apenas conquistará profissionais excelentes, como será capaz de mantê-los.

Além desses benefícios, o treinamento e capacitação trazem várias outras vantagens ao negócio. Dessa maneira se diferenciará da concorrência, aumentando o seu potencial de competitividade. O próprio gestor também precisa se capacitar constantemente. Saiba mais sobre o assunto lendo também o artigo: Por que você deve fazer um curso de gestão de custos?

Comentários estão fechados