Home Gestão de Pessoas Gestão estratégica de pessoas: 3 pontos fundamentais

Gestão estratégica de pessoas: 3 pontos fundamentais

conheça os fundamentos da gestão estratégica de pessoas
4 minutos lido
Comentários desativados em Gestão estratégica de pessoas: 3 pontos fundamentais

Como você já deve saber, mexer nos recursos humanos de um empreendimento pode ser uma ação onerosa, além de envolver outras questões, como o treinamento do novo colaborador, difusão de informações, reestabelecimento de confiança, dentre outros.

Dessa maneira, um modo eficiente de gestão de pessoas atualmente busca por preservar os seus recursos humanos e aproveitar ao máximo o potencial que ele tem a oferecer. Dentre as propostas que existem nesse sentido está a gestão estratégica de pessoas. Vamos esclarecer mais sobre o assunto a seguir.

O que é a gestão estratégica de pessoas?

A primeira coisa que diferencia a gestão estratégica de pessoas é a visão de ser humano que ela compreende.  O colaborador não é visto apenas como um funcionário, isto é, como uma ferramenta da empresa. Ele é entendido, literalmente, como um ser humano, englobando suas emoções, habilidades, necessidades materiais e emocionais.

Nesse sentido, considera-se também que os diferentes momentos da vida do colaborador, assim como os ciclos de trabalho dele na empresa, apresentam diferentes fatores de relevância. É a partir dessa perspectiva que a gestão estratégica de pessoas atua: ela procura identificar as particularidades do colaborador em um determinado momento e gerenciar essas necessidades em consonância com os objetivos da empresa.

Para que isso seja possível, ela envolve alguns pontos fundamentais que são trabalhados de acordo com esse ponto de vista, dos quais falaremos a seguir.

1. Trabalhar com as reais motivações

Os fatores motivadores são variáveis de acordo com o momento de vida de uma pessoa. Em momentos de crise financeira, por exemplo, o que mais motiva uma pessoa são os aspectos materiais. Em outras circunstâncias, ela pode valorizar mais o tempo livre ou mesmo o reconhecimento pelo trabalho.

A gestão estratégica de pessoas tem como missão identificar o que é o motivador real para o colaborador no momento, de modo a aplicar esse elemento para estimular o funcionário em direção aos objetivos de trabalho que favorecem a empresa.

2. Qualificar a comunicação

A comunicação é outro elemento indispensável para uma boa gestão de pessoas, assim como para as demais atividades de um negócio. No modo de gestão em questão o investimento em comunicação apresenta duas estratégias.

Uma é a adoção de ferramentas e meios que facilitem a comunicação imediata entre os colaboradores e demais membros da empresa, tais como mídias sociais, aplicativos, planilhas, comunicados, organogramas, fluxogramas, reuniões e afins.

Por outro lado, considera-se que uma comunicação eficiente também envolve a escuta e a linguagem compartilhada entre os membros da equipe. Dessa maneira, procura-se capacitar todos os participantes da empresa, dos diferentes níveis hierárquicos, para uma comunicação efetiva, isto é, para falarem a mesma língua e cultivarem modos saudáveis de interação.

3. Potencializar as competências e habilidades individuais

Toda empresa terá entre seus funcionários, diferentes competências e habilidades que se destacam, ainda que eles exerçam o mesmo cargo na prática. Quando os colaboradores não têm meios de explorar essas habilidades, essa situação pode se tornar um desmotivador, um fator de frustração.

A gestão estratégica de pessoas tem como um de seus desafios identificar essas habilidades e competências para criar maneiras de aproveitá-las dentro dos limites funcionais do colaborador e orientar possíveis promoções ou premiações, quando for o caso.

Por exemplo: um vendedor apresenta um potencial diferenciado para organização. Uma alternativa para explorar essa habilidade é colocá-lo como um canal de comunicação e integração entre vendas e logística. Não se trata de desviar a função, mas de estabelecer uma ponte entre os setores ao mesmo tempo em que se valoriza o potencial que ele tem e, é claro, de maneira acordada com ele.

Esses são apenas alguns pontos relacionados à gestão estratégica de pessoas, mas existem outros e, como toda metodologia empresarial, somente é possível desenvolvê-la efetivamente a partir de muito estudo e dedicação.

O que você achou dessa proposta de gerenciamento de pessoas? Deixe um comentário com a sua opinião!

Comentários estão fechados