Home Dicas O que é o mapeamento de processos e qual a sua importância?

O que é o mapeamento de processos e qual a sua importância?

3 minutos lido
Comentários desativados em O que é o mapeamento de processos e qual a sua importância?

O mapeamento de processos é uma ferramenta fundamental para gerenciar os processos da empresa. A partir dele são descritos visualmente as atividades e fluxos de trabalho, permitindo a visualização do conjunto de eventos que culminam no resultado.

A partir do mapeamento de processos, é possível identificar todas as atividades desenvolvidas, sua organização, responsáveis, setores e outras informações fundamentais. A seguir vamos falar mais sobre ele!

Para que serve o mapeamento de processos?

O mapeamento de processos, de modo geral, serve para auxiliar a gestão. A gestão de processos é um dos componentes importantes da administração da empresa e o mapeamento de processos consiste em uma de suas etapas.

Contudo, nada impede que ele seja utilizado para outras finalidades ou mesmo em uma empresa que não trabalha com a gestão de processos. Ele pode auxiliar na melhoria de processos, na sua documentação, na padronização dos processos, na implantação de mudanças necessárias nesse sentido, dentre outras questões.

No mapeamento de processos procura-se responder questões essenciais sobre os procedimentos internos da empresa, tais como:

Objetivo de cada processo;

– Fronteiras entre diferentes processos;

– Entradas, atividades e saídas de cada processo;

– Os responsáveis pelos variados processos;

– Os integrantes das atividades;

– Recursos utilizados, resultados esperados, dentre outras.

Importância e benefícios do mapeamento de processos

O mapeamento de processos é uma ferramenta chave para identificação de problemas no curso da atividade da empresa. Do mesmo modo, também auxilia na descoberta de oportunidades para melhorias e transformações que permitam aumentar a eficiência.

Sendo assim, ele pode contribuir, por exemplo, para a redução de custos, aumento da qualidade do resultado e maior satisfação do cliente. De maneira sintética, podemos listar entre os benefícios do mapeamento de processos:

Maior agilidade no alcance de resultados

Uma vez que o mapeamento de processos permite identificar gargalos que prejudicam o andamento do restante do trabalho, esse problema poderá ser corrigido e maior agilidade alcançada.

Melhor adequação dos potenciais dos colaboradores

O mapeamento de processos permite realizar a avaliação e revisão de funções, cargos e atividades, uma vez que mostra os colaboradores responsáveis por cada processo, atividade, etc., assim como seus resultados e aptidões com mais clareza.

Prevenção quanto à falta de recursos

A ausência de um recurso necessário para o andamento do processo poderá causar atrasos relevantes para a empresa. O mapeamento permite prever de maneira realista as necessidades de recursos materiais e operacionais para cada processo, evitando esse problema.

Redução de prejuízos e desperdícios

O mapeamento de processos proporciona a identificação de todos os recursos necessários e utilizados em cada processo, assim como seus custos. Dessa maneira, é possível identificar processos e atividades que custam caro e não trazem o retorno pertinente, além de alternativas para redução do desperdício.

Existem ainda outros benefícios do mapeamento de processos que podem compor uma longa lista. Contudo, o fato é que dificilmente será possível usufruir deles sem que essa ferramenta esteja articulada com a gestão de processos, que é aquilo que de fato permitirá gerenciar cada um desses resultados positivos em favor da empresa.

Entenda a importância de se qualificar nessa área lendo também o artigo: Por que você deve fazer um curso de gestão de processos?

Comentários estão fechados