Home Empreendedorismo O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico?

O que é planejamento estratégico
4 minutos lido
Comentários desativados em O que é planejamento estratégico?

O planejamento empresarial é um elemento fundamental para a gestão e, nesse contexto, entender o que é planejamento estratégico, um dos modos mais assertivos de gerenciar os negócios, mostra-se um grande diferencial.

Diferente do que muitos pensam, a discussão e evolução sobre o planejamento estratégico não é algo do nosso século. Desde os anos 70 esse modo de planejar e direcionar as ações de uma empresa tem se mostrado como solução para diversos problemas que resultam em perdas representativas para os negócios dos mais diversos setores e regiões do mundo.

A seguir você poderá entender melhor sobre o que realmente é esse instrumento. Confira!

O que é planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo sistêmico, que se orienta a partir de uma metodologia participativa, que tem como finalidade definir a melhor direção para uma empresa conforme a análise do contexto no qual ela está inserida. Essa análise que considera diferentes cenários, permite a identificação de objetivos e metas válidos e pontuais que passam a orientar o negócio.

A partir dos trabalhos de pesquisa que antecedem as definições, o planejamento é elaborado como um documento que compreenderá os elementos que deverão ser praticados no empreendimento. Os principais tópicos que ele apresenta são:

– Definição do nicho de negócio;

– Definição da filosofia da empresa;

– Objetivos gerais;

– Objetivos específicos;

– Planos de ação;

– Estratégias;

– Métodos de acompanhamento e avaliação;

– Resultados.

Diante da pergunta: o que é planejamento estratégico?, podemos responder de maneira simplificada que é uma espécie de cartografia, que ao mesmo tempo em que orienta os rumos da empresa, atualiza os seus trajetos conforme a experiência dos percursos é desenvolvida.

Dessa maneira, trata-se de um instrumento dinâmico e em constante atualização, que deverá considerar as características particulares do negócio e do contexto no qual ele atua. É importante, nesse sentido, esclarecer também quanto ao que o planejamento estratégico não é.

O que não é planejamento estratégico?

Principalmente diante do excesso de informação sem fundamento ou qualidade, muitos gestores acreditam que estão trabalhando com o planejamento estratégico, quando na verdade estão fazendo outra coisa. Existem alguns instrumentos ou metodologias que acabam sendo confundidos com esse tipo de planejamento. Vamos falar de alguns deles.

Planificação

A planificação não compreende a complexidade de pesquisa e análise para definir objetivos, ela apenas elabora planos para cumprir objetivos já estabelecidos.

Planejamento a longo prazo

Existem planejamentos que preveem anos de atuação. Isso não tem nada de estratégico em um contexto que se apresenta em constante mutação. Mesmo os nichos mais estáveis, se pretendem ter o planejamento estratégico como instrumento, deverão considerar ações de curto e médio prazo, acompanhamento e avaliações constantes para identificar a necessidade de adaptações.

Planejamento tático

A diferença entre o que é planejamento estratégico e o que é planejamento tático é que, o primeiro busca a otimização da empresa como um todo, compreendendo-a como um sistema, enquanto o segundo tem como foco a otimização dos resultados. Pode-se dizer que o planejamento tático é complementar ao planejamento estratégico, mas não o resume.

Existem outros instrumentos, metodologias e abordagens que podem ser confundidos com o planejamento estratégico, então, é importante estar sempre atento ao que realmente se está praticando na empresa e buscar sempre ampliar os conhecimentos sobre o assunto.

Como você tem realizado o planejamento da sua empresa? Conte mais sobre a sua experiência e compartilhe suas dúvidas com outros leitores nos comentários!

Comentários estão fechados