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O que não pode faltar na gestão de pequenas empresas?

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Os pequenos negócios são populares por dois fatores: o crescimento da quantidade desse tipo de empreendimento nos últimos anos e a alta taxa de falência desses mesmos negócios em um período relativamente curto. A falta de conhecimento na gestão de pequenas empresas é um dos motivos desse contexto.

É comum que os pequenos empreendimentos surjam mais por necessidade do que por oportunidade. Por isso, muitos dos donos desse tipo de negócio desconhecem os princípios de gestão necessários para fazê-lo crescer ou ao menos se estabilizar. Contudo, todo tipo de negócio precisa da gestão para funcionar.

A seguir vamos trazer alguns pontos fundamentais que devem ser considerados na gestão de pequenas empresas. Confira!

A base da gestão de pequenas empresas é o “autoconhecimento”

Não estamos aqui falando de autoconhecimento ao nível subjetivo, mas de conhecimento sobre o negócio. É fundamental para empresas de qualquer porte o conhecimento sobre todas as suas características projetadas e/ou reais.

Esse conhecimento deve considerar tanto fatores internos quanto externos. Isto é, além de conhecer como vêm atuando ou como pretende atuar, é preciso levar em consideração todo o contexto no qual a empresa está inserida: mercado, nicho, concorrência, clientes, etc.

Planejamento estratégico e planos de ação

O conhecimento aprofundado sobre a empresa e seu contexto auxiliará na elaboração do documento mais importante de um empreendimento: o planejamento estratégico. Ele funciona como um norte que determina onde a empresa deseja chegar.

No planejamento estratégico são considerados todos os setores e colaboradores da empresa, a fim de alinhar a atuação de todos eles em direção ao objetivo estabelecido. Em sua elaboração, o planejamento deverá conter, portanto:

– Objetivos e metas;

– Estratégia de negócio;

– Prioridades da empresa;

– Desenho da organização;

– Plano de desenvolvimento de pessoas;

– Gestão dos recursos;

– Previsão para acompanhamento e avaliação.

Cada um desses elementos deve conter informações detalhadas e poderão ser enriquecidos com subtítulos ou outros elementos pertinentes ao negócio. A partir do planejamento estratégico, deve-se elaborar planos de ação, voltados às linhas de atuação da empresa, de modo a estabelecer como o objetivo estabelecido será alcançado.

Pessoal, clientes e finanças: pontos fundamentais na gestão de pequenas empresas

Pequenos empreendimentos podem prescindir de algumas ferramentas devido ao seu porte. Mas, deve-se considerar que todo negócio, mesmo o mais informal, precisa lidar de maneira excelente com clientes, finanças e pessoal.

Isso porque nenhuma empresa funciona sem isso, e lidar bem com algo no contexto dos empreendimentos é gerir bem aquilo que se relaciona com ele. No caso do pessoal, isto é, das pessoas que trabalham na empresa, deve-se investir na gestão de pessoas.

Já para tratar dos clientes, é importante ter atuações voltadas para o marketing visando a divulgação, fidelização e relacionamento com o cliente de modo geral. Quanto às finanças, não há maneira de simplificar os diferentes elementos necessários à sua gestão, como fluxo de caixa, rentabilidade, lucratividade, pró-labore, dentre outros.

Cada um desses elementos deve ser considerado no planejamento estratégico e nos planos de ação, que são a bússola do negócio. Fora isso, há algo que talvez deveria estar em primeiro lugar no que se refere à gestão de pequenas empresas: a necessidade de qualificação do dono da empresa para a gestão.

Para escolher, implantar e monitorar as diversas ferramentas de gestão que auxiliam na sobrevivência e sucesso do negócio, não basta vocação ou boa vontade: é preciso conhecimento. Além disso, esses conhecimentos devem ser voltados para a prática e realidade do negócio em questão.

Agora que você sabe disso, não perca tempo: conheça os cursos do IDEBRASIL e qualifique-se para gestão de pequenas empresas!

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