Home Empreendedorismo 3 cursos executivos de curta duração que você deve fazer!

3 cursos executivos de curta duração que você deve fazer!

4 minutos lido
Comentários desativados em 3 cursos executivos de curta duração que você deve fazer!

Na busca por profissionalizar sua gestão, empreendedores sabem da importância de se qualificarem. Diante da dificuldade em conciliar o tempo dedicado ao negócio com essa empreitada, os cursos executivos de curta duração se tornam uma das poucas alternativas viáveis para esse público.

Por outro lado, existem dúvidas sobre a qualidade e funcionalidade desses cursos. Em nossa cultura, ainda se valoriza muito as abordagens tradicionais, com longa duração e ampla necessidade de dedicação. É importante entender que, embora tenham seu lugar e sejam importantes, esses cursos longos não são a melhor opção para todos.

Os empreendedores, já inseridos em um negócio e com demanda de conhecimentos específicos, se beneficiarão muito mais de cursos curtos, focados em assuntos de interesse e que permitam uma articulação simultânea com a prática.

Pensando nisso, elencamos algumas das temáticas mais importantes para os gestores em cursos executivos de curta duração para que você saiba mais sobre eles.

1. Gestão de pessoas

Os cursos voltados para a temática de gestão de pessoas abordam, por diferentes perspectivas, conhecimentos, metodologias, ferramentas e estratégias que ajudam os gestores empresariais a otimizarem a administração de seus recursos humanos.

Isso abrange elementos de desenvolvimento pessoal, como liderança, características de pessoas de sucesso, comunicação eficaz, objetivos e metas pessoais e profissionais, automotivação e afins.

Em paralelo, abordam também recursos para lidar com equipes, clientes e parceiros, como motivação de diferentes perfis profissionais, gestão de equipes, promoção do engajamento profissional, delegação de funções e outros.

O fato é que no âmbito da gestão de pessoas existe a necessidade em desenvolver características e habilidades individuais paralelamente ao conhecimento de técnicas, ferramentas e estratégias para lidar com pessoas.

2. Gestão Financeira

A gestão financeira está entre os principais cursos executivos de curta duração necessários a um empreendedor. As qualificações dentro dessa temática auxiliam na compreensão de recursos como cálculos de juros, empréstimos e valor da empresa; aplicação de conceitos financeiros, como lucratividade e rentabilidade, ciclo financeiro, capital de giro, fluxo de caixa e planejamento financeiro.

A partir da capacitação nessa área, o gestor de empresas terá total domínio dos recursos da empresa, sabendo onde ele está, suas condições, onde e quando investir, como otimizar a gestão de contas e tributos, dentre outras questões fundamentais à vitalidade da empresa.

3. Planejamento estratégico

O planejamento estratégico é basicamente uma condição para ter um negócio bem-sucedido. Fazê-lo sem qualificação adequada é um tiro no escuro e, por isso, também está dentre os cursos executivos de curta duração mais importantes para um gestor.

Nesses cursos aprende-se a fazer o diagnóstico do negócio, análise e trabalho com pontos fortes e fracos, estabelecimento da missão e identidade da empresa, projeção de cenários, controle, avaliação e correção de questões estratégicas, dentre outros elementos.

Encontre cursos executivos de curta duração que atendam às suas necessidades!

Além dessas possibilidades, também são cursos executivos de curta duração importantes para o gestor aqueles que abordam temas como estoque, marketing, processos e demais elementos específicos de um negócio que demandam expertise da gestão.

Na escolha de um curso dessa natureza, deve-se considerar o quanto ele poderá realmente contribuir para melhorar os resultados do empreendimento. Isso tem a ver com a competência da proposta em ter uma metodologia voltada para a prática.

Esse é o caso, por exemplo, dos cursos executivos de curta duração do IDEBRASIL. Acesse o site e saiba mais!

Comentários estão fechados