Home Negócios Desenvolvimento pessoal e profissional: combinação para o sucesso empresarial!

Desenvolvimento pessoal e profissional: combinação para o sucesso empresarial!

Desenvolvimento pessoal e profissional
4 minutos lido
Comentários desativados em Desenvolvimento pessoal e profissional: combinação para o sucesso empresarial!

A fim de se qualificarem como empreendedores, muitas pessoas buscam pelo desenvolvimento profissional a partir da informação e aprendizagem de novas técnicas, métodos e afins. Essa ação é muito boa e deve ser continuada. Contudo, quem deseja realmente ser bem-sucedido no meio empresarial, precisa de mais do que isso. É preciso buscar pela articulação entre o desenvolvimento pessoal e profissional.

O fato é que uma coisa não caminha bem sem a outra, pois a aplicação de muitos dos ensinamentos para empreender bem, dependem do trabalho de aspectos emocionais e comportamentais, que são compreendidos no desenvolvimento pessoal. A seguir, falaremos mais sobre o assunto e te daremos algumas dicas para que você possa colocar esses desenvolvimentos em prática!

O que é desenvolvimento profissional?

Geralmente o desenvolvimento profissional tem um caráter técnico, envolvendo o estudo e o treinamento de temáticas e métodos relacionados diretamente à atuação profissional. É o tipo de conhecimento que se obtém estudando ou mesmo na prática, isto é, na rotina de trabalho.

O que é desenvolvimento pessoal?

A verdade é que o desenvolvimento pessoal também envolve estudo e prática, embora algumas pessoas acreditem que os aspectos relacionados a ele são um “dom natural”. Atualmente se sabe que habilidades relacionadas à inteligência emocional, comunicação, relacionamentos interpessoais e afins não vêm de berço: são construídos.

Dessa maneira, é possível desenvolver essas habilidades, que fazem a diferença tanto para a vida pessoal, quanto para a vida profissional. Agora, você pode se perguntar: “Mas como isso faz diferença para a vida profissional?”. Vamos a um exemplo.

Quando você encontra, por exemplo, dentre as sugestões para o desenvolvimento profissional, questões relacionadas ao bom atendimento ao cliente, isso envolve muito de comunicação e inteligência emocional, mais do que técnicas objetivas. Se você não tiver esse desenvolvimento pessoal, não conseguirá colocar muitas das dicas relacionadas à satisfação do cliente na prática, certo?

Agora vamos entender algumas maneiras de articular o desenvolvimento pessoal e profissional para o seu sucesso empresarial.

Como articular desenvolvimento pessoal e profissional?

Para investir simultaneamente em sua carreira empreendedora e na sua qualidade de vida, vamos sugerir três ações fundamentais:

Autoconhecimento

Essa palavra é muito usada, no entanto, não é tão fácil colocá-la em prática. Se autoconhecer exige muito esforço e disposição para ser honesto consigo mesmo. Para te ajudar nisso, você pode adotar medidas como uma terapia ou análise, ter um diário ou algum momento definido para refletir e analisar suas ações cotidianas.

Planejamento pessoal e profissional

Sim, é importante se planejar nos dois sentidos. Ter em mente o que você quer e quais os caminhos tomar, assim como o que já está fazendo quanto à sua vida, tanto profissional quanto pessoal te dará mais clareza sobre para onde está indo e o que fazer para chegar onde deseja.

Qualificação constante

Buscar por cursos e capacitações que te atualizem e motivem profissionalmente terá reflexo no seu desenvolvimento pessoal. Eles proporcionam entusiasmo, novos conhecimentos e ampliam os contatos, além de te colocarem em uma situação de troca e relação com diferentes pessoas, de modo que as oportunidades de se autoconhecer se expandam.

No caso da qualificação, é interessante que você busque principalmente por cursos que possam te confrontar com o encontro entre técnica e prática, pois assim ele contribuirá muito mais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional e não apenas para o lado profissional.

O IDEBRASIL tem essa postura de articulação entre o saber empreendedor e sua aplicação, além de propostas que atuam de modo ainda mais incisivo no desenvolvimento pessoal. Conheça os cursos do IDEBRASIL aqui!

Comentários estão fechados