Home Dicas 3 dicas sobre investimentos financeiros para empresas

3 dicas sobre investimentos financeiros para empresas

Dicas investimentos financeiros para empresas
3 minutos lido
Comentários desativados em 3 dicas sobre investimentos financeiros para empresas

Uma das estratégias utilizadas tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas para aumentar os rendimentos é a aplicação em investimentos financeiros. Com algum conhecimento sobre o assunto e disciplina para gerir as finanças, é possível alcançar vantagens consideráveis com essa medida.

No entanto, se investir significa lidar com diferentes níveis de riscos e oportunidades em qualquer caso, as empresas precisam ser particularmente cuidadosas com essa ação, que precisa ser bem planejada e estruturada para responder às expectativas e não acabar acarretando prejuízo. A seguir você encontrará algumas dicas para te ajudar a ter os investimentos financeiros como aliados do negócio.

1. Conheça os requisitos necessários para investimentos financeiros

O empreendedor que deseja realizar investimentos para potencializar a receita dos negócios tem, pelo menos, duas opções: ou ele faz isso a partir do banco no qual tem conta, ou contrata uma corretora. Em ambos os casos é importante pesquisar as condições para realização do investimento, que envolve limites mínimos, modos de resgate, tarifas fiscais, dentre outras questões.

No caso do investimento realizado com a contratação de uma corretora, é comum que sejam solicitados certos documentos da empresa, como Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), Declaração de Faturamento, Balanço Patrimonial, Última alteração contratual caso exista. O ideal é entrar em contato com o banco ou corretora que pretende contratar para esclarecer todas as dúvidas.

2. Entenda qual o melhor tipo de investimento financeiro para o seu negócio

O mercado conta com muitas opções de investimentos financeiros que apresentam diferentes condições e riscos. Portanto, é importante que o empreendedor identifique quais seriam os investimentos mais interessantes para o seu negócio antes de tomar uma decisão.

Para isso, é claro, em primeiro lugar será necessário ter um profundo conhecimento acerca do próprio empreendimento. Deve-se entender o que se espera desse investimento, por exemplo, quanto a um resultado de curto, médio ou longo prazo, a rentabilidade, o risco que se pode correr.

Com isso em mente, o empresário deve evitar aceitar a primeira alternativa que lhe for oferecida por um gerente de banco ou afins. A decisão pelos investimentos financeiros da empresa deverá ser racional e pautada em informações. Se necessário, o ideal é contratar um profissional para auxiliar nesse desafio.

3. Amplie seus conhecimentos sobre investimentos financeiros

Ainda que você opte por contratar um profissional, por exemplo, um corretor para cuidar dos investimentos financeiros da sua empresa, é indispensável que você amplie seus conhecimentos nessa área se desejar, realmente, que esta seja uma alternativa rentável para ajudar o seu negócio a crescer.

Você precisa procurar conhecer quais são os investimentos mais interessantes para pessoa jurídica e como eles funcionam, os indicadores de desempenho que auxiliam no acompanhamento quanto a viabilidade de um investimento, tais como o Índice Bovespa, o CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e sobre estratégias inteligentes de investimento, por exemplo, a pulverização de riscos.

O fato é que se decidir pelos investimentos financeiros como uma alternativa para aumentar a rentabilidade da empresa é interessante, mas exigirá dedicação e monitoramento pelo empreendedor a fim de que essa medida realmente ofereça retornos positivos para o negócio e não se converta em prejuízos.

Você pode continuar se atualizando sobre este e outros assuntos de interesse do gestor de empresas acompanhando o IDEBRASIL no Facebook!

Comentários estão fechados