Home Gestão de Pessoas Contratação de funcionários: 7 dicas para não errar na escolha

Contratação de funcionários: 7 dicas para não errar na escolha

Como acertar na contratação de funcionários
4 minutos lido
Comentários desativados em Contratação de funcionários: 7 dicas para não errar na escolha

Fazer a escolha certa na contratação de funcionários tem impactos positivos para a empresa. Considerando os gastos relacionados a cada processo de contratação e possíveis desligamentos, é muito mais interessante para o negócio fazer uma escolha assertiva de seus colaboradores.

Além dessas questões administrativas, o desempenho, a produtividade e harmonia de um membro com a equipe de trabalho, assim como de acordo com a dinâmica da empresa, irá refletir em diversos aspectos do seu funcionamento.

Esses já são fatores suficientes para comprovar a importância de contratar a pessoa certa, e para te ajudar com isso você poderá contar com as dicas a seguir.

1. Definição detalhada da vaga

Essa primeira definição não é relacionada à divulgação externa da vaga, trata-se de uma orientação para que você mesmo possa mensurar tudo o que é necessário ao futuro colaborador, para desempenhar o melhor possível a função. Sendo assim, não economize em levantar as características, competências, potenciais, comportamento e outras informações relevantes para orientar o restante do processo.

2. Elabore um anúncio adequado

Uma vez que você definiu bem o tipo de colaborador que precisa para ocupar a vaga disponível, você deverá elaborar um anúncio adequado ao perfil dele, com informações transparentes, incluindo, de preferência, dados como remuneração, benefícios, carga horária, dentre outros. Por que? Se você não fizer isso, pode ser que encontre o funcionário ideal para a vaga, mas ele não aceite as condições oferecidas pela empresa no momento da contratação. Isto é tempo e dinheiro perdido.

3. Divulgue nos canais certos

Tão importante quanto fazer um anúncio adequado na contratação de funcionários, também é a escolha certa dos canais de divulgação. Você precisa entender onde está o perfil de colaborador que você busca, caso contrário, ele não ficará sabendo da sua oportunidade.

4. Analise os currículos selecionados

Talvez você não seja o responsável por todo o processo, mas é importante que conheça bem o currículo dos candidatos selecionados antes de entrevistá-los. Assim, é possível criar tópicos e questões para melhor orientar a entrevista e aumentar as possibilidades de realmente conhecer quem está diante de você.

5. Crie um ambiente acolhedor na entrevista

É comum que as pessoas fiquem tensas quando estão sendo avaliadas e isso interfere no quanto você conseguirá, realmente, saber se ela é adequada para a vaga ou não. Pode ser que um potencial colaborador “trave” na hora da entrevista e você perca a chance de conhecer o seu melhor candidato.

Por isso, é fundamental criar um ambiente receptivo e acolhedor nessa interação. Contudo, é válido observar que você é quem deve orientar e direcionar a entrevista para que realmente obtenha as informações relevantes.

6. Apresente a empresa aos candidatos

Você deve procurar garantir que a pessoa que vai contratar saiba muito bem no que está ingressando a fim de evitar desistências, rotatividade e outros problemas. Dessa forma, apresentar ao potencial futuro colaborador o lugar de trabalho e demais detalhes sobre a vaga na contratação de funcionários, é fundamental.

7. Tenha critérios sólidos para contratação de funcionários

Dica simples, mas importantíssima para escolher o colaborador certo para a sua empresa: cuidado com a influência de fatores pessoais, como afinidade e simpatia. Isso quer dizer que a pessoa talvez seja um bom amigo, mas não necessariamente o profissional ideal para a vaga.

A partir dessas dicas e com os toques especiais que envolvem as particularidades da sua empresa, você está pronto para acertar na contratação de funcionários. Assim como acontece com os clientes, investir na capacitação após a escolha da pessoa adequada é essencial para garantir os resultados, então, aproveite a visita e leia também o artigo: Invista na capacitação de colaboradores e aumente a produtividade.

Comentários estão fechados