Home Empreendedorismo 5 dicas fundamentais para o empreendedor herdeiro

5 dicas fundamentais para o empreendedor herdeiro

4 minutos lido
Comentários desativados em 5 dicas fundamentais para o empreendedor herdeiro

Um dos negócios mais comuns no Brasil são as empresas familiares. Esse tipo de empreendimento traz inúmeros desafios, principalmente para o empreendedor herdeiro, que não raro, pega o “negócio andando” e sem o devido preparo.

Ainda que este não seja necessariamente o seu caso, existem outros elementos aos quais o empreendedor herdeiro precisa ficar atento para manter ou trazer sucesso à empresa da família. A seguir, vamos listar algumas dicas importantes. Confira!

1. Estudar e avaliar o negócio familiar

Se você recebeu o encargo de ser o gestor da empresa da sua família recentemente, ou mesmo se já faz algum tempo, mas nunca realizou um estudo apurado do negócio e avaliação da sua viabilidade: então, faça isso rápido!

Analisar a realidade atual do negócio, se ele tem sido viável financeiramente do modo com que vem sendo gerido, compreender seus problemas e potenciais, é fundamental para uma gestão profissional. Esse deve ser sempre o primeiro passo de um empreendedor herdeiro, inclusive para compreender como adaptar o negócio ao seu estilo ou o oposto.

2. Aprender a separar negócios e relações familiares

Não é raro que o empreendedor herdeiro seja jovem ou, ao menos inexperiente. Isso pode ser uma vulnerabilidade, pois muitos parentes e até mesmo amigos poderão tentar influenciá-lo, buscando altos cargos, colocando em dúvida suas capacidades, insuflando conflitos, dentre outras atitudes afins.

É preciso que, nessa situação, ele demonstre uma atitude profissional, de um verdadeiro gestor, utilizando-se de ferramentas, métodos e conhecimentos para lidar com cada uma dessas situações. O tratamento do dinheiro da empresa também deve ser encarado da mesma maneira: ele não é do gestor nem da família: é do negócio.

3. Aproveitar a abertura para inovação e modernização do negócio

Da mesma maneira que a juventude e/ou inexperiência pode ser uma desvantagem em situações como as exemplificadas no tópico anterior, também poderá ser uma vantagem. Afinal, o empreendedor herdeiro é ou será o novo gestor da empresa, vem de uma nova geração, teve acesso a novos conhecimentos, tem novas ideias.

Esse é o momento perfeito para inovar o empreendimento, trazer o uso de novas tecnologias e ferramentas a fim de aperfeiçoar o negócio. Entretanto, para isso é preciso se qualificar.

4. Qualificar-se é indispensável para o empreendedor herdeiro

É possível que o empreendedor herdeiro tenha sido preparado de alguma maneira pelos seus precedentes. Contudo, isso dificilmente será suficiente para que ele tenha domínio sobre a gestão do negócio.

Qualificações pontuais sobre as principais áreas de gestão, como marketing, finanças, estratégia, processos, dentre outras, são essenciais. É esse tipo de profissionalização que irá diferenciar um gestor amador de um profissional e potencializar as possibilidades de desenvolvimento do negócio familiar.

5. Reconhecer a necessidade de talentos e contatos externos

Nenhum tipo de negócio será realmente bem-sucedido se for fechado em si mesmo. Por isso muitas empresas familiares não prosperam: elas se limitam a atuação de consanguíneos.

O gestor herdeiro, nesse contexto, tem como desafio, buscar não apenas talentos externos que realmente contribuam para o sucesso do negócio, mas também por mentores e relações amigáveis com outros empreendedores. Esse tipo de ação é indispensável para o crescimento de um negócio e fortalecimento de uma marca.

Essas são algumas dicas importantes para o empreendedor herdeiro, e que também serão úteis para gestores que estão interessados em qualificar a sucessão da sua gestão. Continue enriquecendo sua bagagem como gestor: mantenha-se atualizando seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados