Home Dicas Como liderar em uma empresa familiar?

Como liderar em uma empresa familiar?

saiba como liderar uma empresa familiar
4 minutos lido
Comentários desativados em Como liderar em uma empresa familiar?

Não podemos falar que famílias não têm nada a ver com empresas. Na verdade, essas instituições têm alguns aspectos em comum. No caso da liderança, por exemplo, podemos pensar na função dos pais para os filhos, ou dos mais velhos para os mais jovens da família.

Encontraremos nessas relações diferentes maneiras de se manifestar: existem os rígidos e temidos, os descontraídos e equiparáveis, os sábios e admirados, os bonzinhos e adorados e tantos outros estereótipos. Conforme o posicionamento de cada adulto, os mais jovens se comportam de maneira diferente diante deles, não é verdade?

É claro que no âmbito de uma organização, inclusive das familiares, as coisas mudam, mas algo dessa observação permanece: o comportamento dos subordinados muda conforme o posicionamento de quem os lidera.

Considerando que os laços afetivos, no contexto das empresas familiares, são mais estreitos, liderar é um desafio ainda maior, mas possível. Por sinal, é o líder quem irá decidir se esse elo será um aspecto positivo ou negativo. Mas como liderar nesse contexto e ter sucesso? Vamos te ajudar!

Como liderar aproveitando o potencial dos elos familiares?

Toda família tem um parente que é visivelmente um líder para a maioria. Ele pode estar presente em qualquer geração, mas o que o distingue das outras pessoas é o quanto todos os demais o respeitam. Sabe aquela pessoa que faz com que todos se silenciem quando ela fala? Que é capaz de abalar a certeza dos outros? Que não gera rancor quando corrige alguém? Se você não é essa pessoa, você precisa se inspirar nela.

Isso não quer dizer que você deve ser tornar outra pessoa, mas analisar o que esse indivíduo tem que faz com que os demais o admirem, o que nele desperta respeito nos outros? Essa análise te ajudará a entender não apenas sobre as características desse líder espontâneo, mas também das outras pessoas. Procure fazer isso com foco naqueles que trabalham com você ou tem relação com a empresa.

Ninguém nasce líder: você precisa se capacitar!

Complementando o que afirmamos anteriormente, é preciso destacar que liderança pode ser uma habilidade desenvolvida pela pessoa involuntariamente, talvez pela vivência em um determinado contexto, pela necessidade, afinidade e outras questões. Mas ela é sempre aprendida e não uma coisa natural, ainda que pareça.

Dessa maneira, mesmo aquele que apresenta facilidade em liderar, para que a liderança ocorra conforme certos objetivos e metas, tal qual é o caso de uma empresa, é preciso estudar e se capacitar para explorar ao máximo o potencial dessa competência. Nesse sentido, um dos grandes segredos sobre como liderar está na abertura e engajamento para o desenvolvimento dessa habilidade.

Tenha discernimento entre o pessoal e o empresarial, mas não exagere

Algumas pessoas confundem discernimento com rigidez, e acabam adotando uma postura exageradamente fechada e hostil enquanto dirige uma empresa familiar. Contudo, você deve ter em mente que isso não é liderar. Pelo contrário, esse tipo de saída reflete a incapacidade da pessoa em exercer essa função de maneira eficaz.

Você pode manter seus laços e suas emoções enquanto líder de um empreendimento familiar, desde que se portando de maneira clara, transparente e justa quando os assuntos em questão forem relacionados ao negócio. Sendo assim, trate as pessoas com naturalidade, mas na hora de dar um feedback, delegar funções, cobrar resultados e coisas afins: seja o empresário!

Essas são algumas dicas importantes sobre como liderar em uma empresa familiar. Reforçamos que para ter sucesso nessa empreitada, qualquer que seja o contexto, a constante capacitação e atualização é fundamental! Você pode começar agora a ampliar sua qualificação conhecendo o IDEBRASIL. Não deixe de conferir!

Comentários estão fechados