Home Gestão Financeira A importância da negociação na gestão de compras

A importância da negociação na gestão de compras

pessoas-reuniao-gestao-de-compras
3 minutos lido
Comentários desativados em A importância da negociação na gestão de compras

Toda empresa se preocupa em aprimorar as técnicas de negociação com o cliente, afinal, vender é necessário para que o negócio sobreviva. Acontece que comprar também faz parte da sobrevivência da empresa. Por isso, a mesma importância deveria ser dada à negociação com fornecedores na gestão de compras.

Uma boa negociação com fornecedores pode ser determinante para as finanças do negócio. Isso interfere, por exemplo, em indicadores fundamentais como ciclo financeiro e necessidade de capital de giro.

Por isso, as habilidades de negociação dos profissionais da gestão de compras devem ser tão desenvolvidas e objeto de preocupação. Vamos falar mais sobre o assunto!

Quais os impactos da competência de negociação da gestão de compras para a empresa?

As compras da empresa são essenciais para seu funcionamento. Afinal, é a partir delas que será possível a produção e manutenção do negócio funcionando. A qualidade desse aspecto e outras características irão influenciar desde o cotidiano do empreendimento até a entrega ao cliente.

Por isso, a gestão de compras é uma área estratégica e, como tal, precisa ser bem preparada para a negociação. É preciso se lembrar que quando a empresa lida com fornecedores ela é o cliente. Da mesma maneira que você busca estratégias para obter bons negócios com seus clientes, os fornecedores também terão, contudo, você precisa ter clareza do que é um bom negócio para você.

A gestão de compras, portanto, lida com um nível elevado de negociação. Tanto a empresa quanto fornecedor estão cientes do que se trata a relação de compra e venda, diferente de quando os clientes não são empreendedores. Pensando nisso, vamos a algumas dicas para ter sucesso nessa ação!

O que fazer antes de negociar com fornecedores?

Muito do que diz respeito a uma boa negociação acontece antes dela. No caso da gestão de compras, considerando-se que é um setor estratégico e que irá lidar com um nível complexo de negociação, isso é ainda mais importante. É preciso que se tenha um planejamento anterior ao momento de contato com os fornecedores, onde conste, no mínimo:

  • A demanda detalhada da empresa dentro do período de tempo que se pretende negociar;
  • O valor máximo disponível para investimento no que é oferecido pelo fornecedor;
  • Elaboração de um banco de fornecedores possíveis, com comparação de preço, qualidade, prazos, condições de pagamento e outras informações úteis;
  • Apresentação do negócio a ser compartilhada com os fornecedores.

Esse último elemento pode causar uma certa estranheza, mas é importante. Isso porque uma boa negociação com fornecedores deve ser pensada como o início de uma parceria e não como algo pontual. Quanto maior o tempo de relação com um fornecedor, mais confiança se estabelece e melhores condições são alcançadas.

Diante do que trouxemos sobre a importância da negociação com os fornecedores, é possível perceber que os profissionais responsáveis por isso deverão reunir habilidades tanto como bons compradores quanto como bons vendedores.O sucesso da gestão de compras poderá trazer diversos benefícios para a empresa. Você pode conseguir melhores preços, prazos de pagamento vantajosos e alinhamento estratégico entre as partes. Continue se atualizando sobre assuntos de interesse para sua empresa acompanhando o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados