Home Dicas 4 dicas para ter mais foco e produtividade como empreendedor

4 dicas para ter mais foco e produtividade como empreendedor

empreendedor-com-foco-no-trabalho
3 minutos lido
Comentários desativados em 4 dicas para ter mais foco e produtividade como empreendedor

Foco e produtividade estão relacionados. Quanto mais se consegue concentrar em uma atividade, mais qualidade e rendimento ela terá. Contudo, diante da diversidade de estímulos e de outros excessos com os quais nos acostumamos na vida contemporânea, torna-se difícil cultivar essas habilidades.

Isso é especialmente verdade para os empreendedores. Em contrapartida, a falta de foco e concentração pode ter consequências negativas em atividades cotidianas e até na consecução de planejamentos a longo prazo.

Sendo assim, deve-se buscar alternativas para fazer com que o foco e produtividade sejam constantes na vida empresarial. A seguir vamos oferecer algumas dicas para isso.

1. Rituais de trabalho são ótimos aliados do foco e produtividade

Um dos segredos para ter mais foco e produtividade no trabalho é estabelecer uma rotina que seja capaz de levar a cabo. Aproveite que você é empreendedor e pode estabelecer seus próprios horários e hábitos, mas leve-os a sério.

Identifique os recursos que favorecem sua concentração e produtividade e utilize-os a seu favor. Algumas medidas que funcionam para muitas pessoas nesse sentido são:

— Determinar um limite de horas de trabalho, um horário para isso e cumprir;

— Reservar um tempo para o trabalho fora do ambiente empresarial, evitando que as demandas externas te consumam e você não consiga realizar certas atividades fundamentais;

— Fazer listas e planejamentos que te ajudem a lembrar e acompanhar sua rotina;

— Reservar um tempo para distrações e respeitar seus intervalos de descanso, principalmente o de almoço;

Transforme seu ambiente de trabalho em um espaço favorável a sua concentração.

2. Alimente-se de maneira adequada

O seu foco e produtividade estão mais relacionados com o seu estômago do que você imagina. Além de não ser favorável à manutenção da atenção trabalhar com fome ou após comer alimentos “pesados”, os nutrientes do seu organismo irão influenciar no seu rendimento.

É preciso garantir que a sua alimentação ofereça os nutrientes necessários ao seu corpo durante todo o dia, com foco em vitaminas do complexo B, ômega-3, taurina, dentre outros. O café, quando consumido com moderação, também é um ótimo aliado da concentração. Por outro lado, alimentos industrializados são desfavoráveis.

3. Evite o excesso de estresse

Aspectos emocionais, como estresse e ansiedade, são inimigos do foco e produtividade. O efeito dessas emoções prejudicam não apenas a mente, mas também o corpo, por vezes se convertendo em doenças.

Sendo assim, o espaço para o relaxamento, lazer e descanso precisa fazer parte da vida de empreendedores que pretendam ser produtivos. Quando não se consegue lidar com essas questões sozinho, pedir ajuda profissional é sempre a melhor alternativa.

4. Experimente a técnica Pomodoro

A técnica pomodoro propõe alternar o tempo de trabalho e de descanso com uma recorrência maior do que a maneira tradicional. São 25 minutos de trabalho intervalados por 5 minutos de descanso por 4 vezes e, posteriormente, realiza-se uma pausa mais longa.

Você não precisa, necessariamente, seguir essa proposta à risca. Basta lembrar que a sua concentração permanece por cerca de uma hora em uma única atividade e perceber seu próprio ritmo. A partir disso, personalize os períodos de trabalho e pausas que melhor funcionarem para você.

Essas são algumas dicas que poderão te ajudar a ter mais foco e produtividade na vida de empreendedor. Você já experimentou alguma delas? Conte sua experiência nos comentários.

Comentários estão fechados