Home Sem categoria Como a sua empresa faz o controle de férias?

Como a sua empresa faz o controle de férias?

4 minutos lido
Comentários desativados em Como a sua empresa faz o controle de férias?

Gozar férias é um direito dos trabalhadores, além de ser importante para preservar a saúde e produtividade de todas as pessoas que têm uma ocupação. Contudo, se uma empresa não pratica devidamente o controle de férias, isso pode virar uma dor de cabeça.

O motivo é que a ausência de um colaborador, principalmente em funções de confiança, pode gerar muitos transtornos se não houver um planejamento prévio. Por outro lado, negligenciar o direto de férias pode trazer problemas ainda maiores à empresa, como ser acionada por um processo trabalhista, adoecimento dos empregados e acidentes.

Um controle de férias bem elaborado e executado é fundamental para evitar essas situações. A seguir, vamos oferecer algumas dicas para que a sua empresa tenha um excelente controle de férias. Prossiga!

Defina a política de férias da empresa em conformidade com a legislação

A definição da política de férias da empresa é o primeiro passo para um controle de férias eficiente. Ela deverá considerar, primariamente, o que é determinado na legislação. Nesse sentido é necessário que tenha-se atenção, pois os acordos coletivos de determinadas categorias profissionais podem alterar, em alguns aspectos, o que está na norma como um todo.

Portanto, é preciso se atualizar quanto às determinações legais de acordo com os colaboradores contratados e, em seguida, definir os aspectos específicos para tirar férias na empresa. Esses critérios particulares do negócio deverão contribuir para uma melhor organização do quadro de férias conforme a quantidade de funcionários, funções, prioridades, etc.

Por fim, não menos importante, a política de férias da empresa deverá ser conhecida pelos colaboradores desde o ato de contratação, e ser divulgada sempre que atualizações forem realizadas.

Levante um histórico da situação de férias de todos os colaboradores

Como mencionamos, o controle de férias tem a função tanto de organizar essa situação na empresa quanto de assegurar que ela estará atuando conforme a legislação trabalhista. Para garantir que isso ocorra, é necessário verificar quais funcionários já gozaram férias no período, quais estão com férias atrasadas, vencidas, parceladas ou vendidas, dentre outras informações úteis.

Dessa maneira, será possível mensurar os prazos adequados para designação das férias de cada funcionário. Essa ação contribuirá, inclusive, para organizar as finanças da empresa, uma vez que as diferentes condições de férias também implicam custos com pessoal.

Determine prazos e condições para o controle de férias

Após as ações anteriores, é hora de colocar o controle de férias em prática. A partir dos dados levantados, a empresa deverá solicitar que os colaboradores indiquem os períodos de interesse para tirar férias dentro de um prazo específico.

Essa solicitação, inclusive em estabelecimento com um volume maior de funcionários, deverá preferencialmente ser acompanhada de um edital. Isso porque muitos colaboradores desejam tirar férias em períodos semelhantes, como durante as férias escolares.

A partir de um edital é possível determinar, de forma prévia e transparente, quais serão os critérios de prioridade para conceder férias dentro do que foi solicitado pelo empregado e negociar outras datas com os demais. Afinal, sua empresa não pode ficar desfalcada.

Para um controle de férias realmente completo, além das medidas indicadas, é importante preparar a equipe com antecedência para suprir a ausência do colaborador que estiver gozando férias. Deve-se considerar, inclusive, que o gestor também precisa se planejar para que ele mesmo tenha um período de descanso, isto é, deve se incluir nesse controle.

Seguindo essas dicas, sua empresa estará ainda mais preparada para se manter de pé e cumprir com as férias de todos os colaboradores. Continue a acessar outras dicas úteis para a gestão de empresas seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados