Home Gestão de Pessoas As principais etapas do processo de recrutamento e seleção

As principais etapas do processo de recrutamento e seleção

Etapas do processo d recrutamento e seleção
3 minutos lido
Comentários desativados em As principais etapas do processo de recrutamento e seleção

Contratar bons profissionais é importante para qualquer empresa. O investimento dispensado à gestão de pessoas é relevante e, portanto, seu retorno deverá ser compatível. Contudo, para que as contratações sejam realmente benéficas, é preciso cumprir algumas etapas do processo de recrutamento e seleção. Cada momento desse processo tem uma função que visa alcançar, acessar e escolher os profissionais mais interessantes para determinada vaga. Confira a seguir as etapas mais importantes de um processo seletivo.

Mapeamento de cargos

Um procedimento importante e que precede qualquer ação em direção aos potenciais candidatos é identificar, descrever e configurar os cargos da empresa.

Ainda que já se tenha um desenho de cargos, antes de iniciar a busca por uma nova contratação, o cargo vago deverá ser revisado. Dessa maneira, será possível identificar o perfil buscado, assim como oferecer aos potenciais candidatos todas as informações necessárias.

Divulgação da vaga

Para divulgação da vaga disponível, deve-se elaborar uma descrição com todas as informações essenciais para os candidatos, de maneira transparente e atrativa. Além disso, pesquise e descubra onde o perfil de profissional que a empresa quer, procura por emprego. Com essa visão, será possível escolher os meios de divulgação mais eficientes.

Seleção de currículos

Considerando que a sua empresa tenha realizado um bom trabalho nas etapas anteriores, é hora de selecionar os melhores currículos entre os recebidos. Nesse momento, considere aspectos como experiência, qualificação e afins.

Dependendo do nível do cargo e da natureza da função, é interessante pedir na etapa de divulgação que, além do currículo, o candidato envie uma carta de apresentação ou interesse. Com isso, você terá informações mais ricas sobre quem está se candidatando. Afinal, nem sempre tempo de experiência e cursos significam excelência profissional.

Entrevista, dinâmica e outras interações

É possível que a sua empresa, após os procedimentos mencionados, prossiga com uma ou mais etapas do processo de recrutamento e seleção. A entrevista é a mais tradicional e indispensável. Consiste em arguir o candidato com mais detalhes sobre o que foi mencionado em seu currículo. Você pode também elaborar perguntas que permitam perceber o quanto aquele perfil é adequado à vaga.

É possível que você deseje filtrar melhor os candidatos, avaliar a competência para trabalho em equipe, tomada de decisão e afins. Nesse caso, o ideal é preceder a entrevista com uma dinâmica de grupo ou outro tipo de teste coletivo.

Outras etapas do processo de recrutamento e seleção

Com todas as informações levantadas nas ações anteriores, você terá o suficiente para selecionar os melhores candidatos. Nesse momento é interessante arquivar o cadastro de profissionais qualificados que não foram selecionados.

Fora isso, ao entrar em contato com o selecionado, tire todas as dúvidas dele. Isso é importante para entender se ele realmente aceita a vaga com todas as suas condições. Ademais, não se esqueça de apresentar e integrar o novo colaborador à empresa no momento da contratação.

Embora não seja prática comum nas empresas, é fundamental oferecer um feedback para os candidatos não selecionados. Essa atitude demonstra ética e profissionalismo por parte da empresa. Além disso, ela estará contribuindo para o desenvolvimento de melhores profissionais que, futuramente, poderão ser úteis.

Alguma dúvida sobre as etapas do processo de recrutamento e seleção? Continue acompanhando outros assuntos relacionados à gestão de empresas seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados