Home Negócios Conheça os principais tipos de empresas familiares

Conheça os principais tipos de empresas familiares

pessoas-da-familiaem-reuniao-na-empresa
4 minutos lido
Comentários desativados em Conheça os principais tipos de empresas familiares

Quando falamos de empresas familiares, não estamos falando de uma coisa unânime. Isso porque essas empresas, como outras, apresentam características diferentes entre si. Por isso, existem diferentes classificações quanto aos tipos de empresas familiares.

Eles podem se basear no nível das gerações e na maturação da empresa no mercado. Assim como nos papéis e funções dos membros da família na empresa, nos modos de gestão, na cultura organizacional, dentre outros aspectos.

Para os proprietários e demais interessados, é importante conhecer sobre esses diferentes tipos de empresas familiares. A partir disso se localizam e entendem se alguns problemas ou outras questões podem estar relacionadas ao tipo e se é preciso mudar. Para te ajudar com esse processo, a seguir vamos apresentar alguns deles.

Tipos de empresas familiares por características da gestão

Essa classificação sobre os tipos de empresas familiares toma por base como a organização administra seu capital e as funções administrativas. Assim, as principais são:

Empresa familiar tradicional

São consideradas as mais comuns. Em regra, elas possuem capital fechado e o controle administrativo e financeiro é feito exclusivamente por familiares. São empresas com maior controle dos proprietários e consideradas de pouca transparência.

Empresa de trabalho familiar

Esse tipo de empresa familiar é muito semelhante ao anterior. Seu critério considera a combinação entre propriedade e gestão. Dessa forma, os membros da gestão da empresa são sempre da família, de modo que os filhos ou parentes de grau mais próximo ao do fundador são incentivados a trabalharem nela.

Empresa de administração familiar

Também é parecida com o tipo anterior e o tradicional. Porém, a principal diferença dessa empresa familiar é que, embora todos os membros exerçam controle sobre o negócio, aqueles que ocupam as funções de gestão são capacitados para isso.

Empresa familiar híbrida

Nesse caso, a empresa familiar apresenta um pouco mais de abertura em relação aos tipos de empresas familiares anteriores. Assim, o capital é aberto, o controle é exercido pela família, mas existe a presença de gestores profissionais, que não sejam necessariamente da família, em cargos de direção. Exatamente por isso elas são consideradas um pouco mais transparentes e profissionais.

Empresa de influência familiar ou de investimento

Nesse caso, a maior parte do controle das ações da empresa é atribuído a terceiros, embora os familiares mantenham o controle estratégico da organização. Isto é, pode ser que os membros da família não participem da administração da empresa, mesmo que possuam o maior controle sobre ela. Esse modelo é também considerado mais transparente e profissional.

Tipos de empresas familiares de acordo com a cultura organizacional

A cultura organizacional está relacionada à missão, visão e valores da empresa, influenciando consideravelmente no seu modo de gestão. Nas empresas familiares os principais tipos encontrados nesse sentido são:

Cultura paternalista

Tipo muito comum no Brasil, mantém as relações de subordinação organizadas hierarquicamente e com certa rigidez. Dessa forma, as lideranças são sempre exercidas por membros da família, que são totais detentores de poder e tomadores de decisão. Isso independe da qualificação. Portanto, os colaboradores não têm espaço para questionamentos ou participação, apenas obedecem ordens.

Cultura Laissez-Faire

Nessa cultura mantém-se a relação de hierarquia e o poder dos familiares para as decisões estratégicas. Porém, os colaboradores são considerados de confiança e podem decidir sobre os meios para alcançar os objetivos da empresa.

Cultura participativa

Nessa cultura os membros da família não são tratados de maneira diferenciada. Por isso, há abertura para participação dos colaboradores e os interesses do grupo são os norteadores do negócio.

Cultura profissional

Nessa cultura a profissionalização da gestão e demais funções é um cerne da empresa. Portanto, o envolvimento da família pode ser apenas indireto.

Esses são alguns tipos de empresas familiares que, por suas características, desdobram em diversas consequências para o negócio. Amplie seus conhecimentos sobre empresas familiares acompanhando o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados