Home Gestão Financeira Saiba como aumentar o lucro da empresa!

Saiba como aumentar o lucro da empresa!

saiba-como-aumentar-o-lucro-da-empresa
4 minutos lido
Comentários desativados em Saiba como aumentar o lucro da empresa!

O objetivo dos empreendedores é obter lucro com o seu negócio. Um dos conhecimentos de maior interesse nesse contexto é saber como aumentar o lucro da empresa.

Entretanto, embora essa ambição seja válida e importante, antes de procurar sobre como aumentar o lucro da empresa, existem coisas básicas a serem compreendidas, tais como: o que é o lucro ou conhecimentos e atitudes que são favoráveis a ele. A seguir vamos falar mais sobre o assunto!

Saiba diferenciar o lucro de outros indicadores financeiros do empreendimento

Muitos empresários, particularmente os iniciantes, confundem lucro com faturamento ou receita. De fato, faturamento e receita são elementos importantes para mensurar e gerir o lucro do negócio. Mas eles não são o lucro, e esse discernimento é fundamental. O faturamento está relacionado ao total de vendas da empresa dentro de um determinado período. Enquanto a receita são suas atividades que geram faturamento. Contudo, uma empresa também tem gastos.

Portanto, de maneira simplificada, o lucro será o resultado da subtração dos faturamentos pelos custos gerados. Isto é: o lucro é aquilo que “sobra” em caixa quando sua empresa cumpre todas as obrigações financeiras e necessidades de investimento.

É importante ter consciência, também, que existem diferentes maneiras de calcular o lucro de acordo com a natureza do negócio e seus objetivos. Dito isso, vamos a algumas dicas sobre como aumentar o lucro da empresa!

Como aumentar o lucro da empresa?

Tenha um planejamento financeiro impecável

Não existe nenhuma ação mirabolante sobre como aumentar o lucro da empresa que supere um bom planejamento. O planejamento assegura que você tenha o total controle das suas despesas, investimentos e retornos. Sendo assim, ele irá subsidiar qualquer ação adicional para aumentar os lucros, dentre outras necessárias para manter as finanças de um negócio saudável.

Faça também planejamentos de vendas

Quando falamos em vendas tendemos a pensar em uma ação única pelo fato de ela ser contínua. Contudo, as vendas são atravessadas por dinâmicas instáveis, por influência da economia, da sazonalidade, de questões internas da própria empresa, dentre outras.

Diante disso, é preciso levantar as variações dessas dinâmicas e planejar suas vendas de acordo com elas. Elementos como estratégias de marketing e comercial, diretivas de relacionamento com o cliente e técnicas de vendas, ações promocionais, dentre outras devem estar previstas. Nunca deixe para decidi-las na última hora se você pretende obter lucros de verdade!

Conte com uma boa estratégia de precificação dos produtos

Como já mencionamos, faturamento não é lucro. Portanto, nem sempre o fato de você estar vendendo muito quer dizer que isso terá um impacto positivo nas finanças empresariais. O motivo disso pode ser a precificação errada dos seus produtos.

A formação de preços dos produtos é uma das chaves sobre como aumentar o lucro da empresa. A partir dela é possível mensurar o valor mais adequado para produtos e serviços, nem mais e nem menos. Assim, você tornará as vendas efetivas quanto ao retorno financeiro.

Amplie seus conhecimentos sobre gestão financeira

A primeira coisa que você precisa fazer para entender de verdade como aumentar o lucro da empresa é entender o que será esse lucro para o seu negócio. Não há atalho para isso, será necessário estudar tudo sobre o assunto, assim como outros elementos fundamentais sobre finanças.

Sem os conhecimentos adequados sobre gestão financeira, quando você seguir dicas sobre como aumentar o lucro da empresa, por melhores que elas sejam, na prática não terá muito resultado. Portanto, qualifique-se para gerir melhor o seu negócio! Comece por aqui, lendo o nosso e-book: Educação financeira para gestores!

Comentários estão fechados