Home Gestão Financeira Há como salvar uma empresa endividada?

Há como salvar uma empresa endividada?

4 minutos lido
Comentários desativados em Há como salvar uma empresa endividada?

O descontrole das dívidas tem um reflexo muito negativo para qualquer negócio e pode levá-lo à falência. Ao perceber que seu empreendimento está nessa situação, muitos gestores entram em desespero e recorrem às medidas impensadas. Contudo, não há como salvar uma empresa endividada sem colocar a cabeça no lugar e tomar as providências certas.

Se você pesquisar sobre empresários de sucesso, irá encontrar muito mais que casos de momentos em que tiveram seu negócio em crise e conseguiram se reerguer. O segredo disso está nas melhorias da gestão da empresa. A seguir, vamos oferecer algumas dicas para que você possa adaptar a sua gestão para lidar com as dívidas da empresa.

Identifique o quanto a sua empresa está endividada

O primeiro passo sobre como salvar uma empresa endividada é investigar as características da sua dívida. Nesse contexto, é interessante fazer perguntas como: qual o montante? Quais estão atrasadas? Quais os juros envolvidos? A quais credores a empresa deve?

Dessa maneira, é possível ter uma visão de qual o valor do dividendo e quais as suas tendências conforme o tempo passe sem que a empresa pague as dívidas. Nessa mesma atividade, procure estabelecer uma hierarquia entre as contas conforme a urgência de cada uma.

Não há como salvar uma empresa endividada sem saber as causas dessa situação

Antes de partir para a resolução das dívidas em si, é importante fazer uma análise dos motivos que levaram a essa situação. Em regra, uma empresa não fica endividada do dia para a noite. Isso quer dizer que possíveis erros na gestão ou problemas afins levaram a isso.

É importante identificar esses fatores antes de tomar qualquer medida, para garantir a eficiência dos procedimentos na resolução das dívidas. A única maneira de não persistir no erro é conhecê-lo. As informações acumuladas quanto ao fluxo de caixa, assim como uma análise dos processos e da atual proposta de gestão financeira, irão auxiliar nessa etapa.

Tente renegociar suas dívidas com melhores condições

Se você está procurando saber como salvar uma empresa endividada, é provável que seu negócio não tenha recursos em caixa para sanar as dívidas imediatamente. Nesse caso, a renegociação com os credores é uma saída necessária.

Estude com cuidado as melhores condições de pagamento, de modo a reduzir juros, multa e outros impactos das dívidas no empreendimento. Procure avaliar as diferentes propostas do mercado e, se necessário, mude os credores para alcançar uma solução realmente favorável à sua empresa.

Procure reduzir os custos sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços

O chamado corte de gastos deve ser encarado mais como uma otimização dos custos. Essa é uma prática que pode ser tanto preventiva quanto utilizada na solução de dívidas. É importante não reduzir a qualidade dos serviços e produtos, caso contrário, essa medida poderá se virar contra você.

Para essa ação, avalie todos os custos atuais da empresa e verifique quais são dispensáveis, quais podem ser reduzidos e quais estão sendo mal gerenciados, para reelaborá-los. A terceirização de serviços e o coworking são exemplos de alternativas interessantes nesse contexto.

Qualifique-se para otimizar a gestão da empresa

Poderíamos listar várias outras medidas sobre como salvar uma empresa endividada. Entretanto, a qualificação da gestão é uma das mais importantes a ressaltar. Isso porque não basta “apagar o fogo” momentaneamente para, algum tempo depois, voltar a ficar na mesma situação.

Quanto mais você estiver preparado para lidar com os diferentes aspectos da gestão da empresa, inclusive com suas finanças, melhor conseguirá solucionar os problemas específicos do seu negócio e abrir espaço para poder se concentrar em ampliar o seu sucesso.

É importante, por exemplo, que todas as ações sugeridas e outras estejam alinhadas em um planejamento para sanar a situação de endividamento presente, e evitar que isso volte a ocorrer no futuro.

Sendo assim, se você quer saber além de como salvar uma empresa endividada, mas também como ter uma empresa de sucesso e capaz de se assegurar contra esses reveses, conheça o IDEBRASIL e tenha uma parceria valiosa nessa missão!

Comentários estão fechados