Home Gestão Financeira Conheça as principais etapas do planejamento tributário!

Conheça as principais etapas do planejamento tributário!

Pessoa fazendo o Planejamento Tributário..
4 minutos lido
Comentários desativados em Conheça as principais etapas do planejamento tributário!

Lidar com impostos, tributos e taxas para o seu funcionamento é básico para qualquer empresa. Sem um gerenciamento adequado, esses valores podem consumir uma parte considerável dos rendimentos. Por isso, é importante conhecer as etapas do planejamento tributário, a fim de implantar essa prática na organização.

Também conhecido como planejamento fiscal, o planejamento tributário precisa ser bem elaborado e contar com o auxílio dos profissionais certos. Esse cuidado é importante para evitar que a ação contraponha as vias legais, ao mesmo tempo em que beneficia a empresa. A seguir, vamos esclarecer sobre o assunto.

O que é o planejamento tributário?

Antes de conhecer as etapas do planejamento tributário, é importante esclarecer do que ele se trata. A ação consiste em gerenciar decisões legais que interfiram nos modos de pagamento dos tributos e nos valores referentes. O objetivo é reduzir a carga tributária da empresa a partir de meios lícitos, com base na própria legislação.

As principais etapas do planejamento tributário

Para o alcance de um planejamento tributário capaz de favorecer a empresa e mantê-la dentro das normas, é preciso cumprir algumas etapas básicas. As principais delas são:

Convocação dos especialistas adequados

Algumas especialidades têm maior afinidade com a elaboração desse tipo de documento. Esses profissionais são, principalmente, o advogado e o contador. Se a sua empresa não tem colaboradores dessas áreas, é interessante contratá-los especificamente para esse fim.

Eles e outros componentes de peso da administração da empresa irão compor o Conselho Fiscal. A função desse Conselho é avaliar a situação legal e tributária da empresa, de modo a identificar possíveis problemas passíveis de melhora. Também pode ser necessário reavaliar o regime tributário no qual a empresa está enquadrada.

Cronograma de ações da reestruturação tributária

Para o cumprimento das etapas do planejamento tributário com êxito, deve-se incluir dentre elas, a elaboração de um cronograma de atividades. Ele irá apresentar as ações necessárias para qualificar a situação tributária da empresa conforme o que foi identificado pelo Conselho.

Cada ponto deverá ser detalhado e ter um prazo definido, inclusive considerando que as atividades fiscais também têm um prazo e a desorganização, nesse sentido, poderá inviabilizar a execução do planejamento fiscal.

Reunião de informações que impactam nos encargos tributários

Para concretizar as mudanças indicadas pelo Conselho Fiscal, é preciso prever, dentre as etapas do planejamento tributário, o levantamento de informações da empresa que interferem no recolhimento tributário. Dentre elas estão o faturamento, compras, estoque, folha de pagamento, margem de lucro, quadro societário, despesas operacionais e serviços contratados.

Com esses dados em mãos e a partir do estudo legislativo, será possível analisar o que está incidindo tributos para empresa e como, de modo a levantar possibilidades reais de mudança para favorecer o negócio.

Cálculo dos tributos e simulação de cenários

A partir das informações levantadas anteriormente, parte-se para o cálculo dos valores relacionados aos tributos e obrigações da empresa. Mais do que isso, elaboram-se cenários com base no contexto, a fim de projetar possíveis situações futuras.

Após as etapas do planejamento tributário, a empresa poderá avaliar a sua situação atual com base em fatores realistas. Com isso, as decisões implementadas terão maiores chances de sucesso. É importante lembrar que, além de favorecer a empresa, que pagará somente o justo em tributos, o planejamento tributário também assegura que ela se mantenha legalmente regular.

Esse artigo foi útil para você? Então, continue acompanhando o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados