Home Gestão Financeira O que é e qual a importância do ciclo financeiro?

O que é e qual a importância do ciclo financeiro?

Movimento em círculo em cima e uma calculadora.
3 minutos lido
Comentários desativados em O que é e qual a importância do ciclo financeiro?

É ideal para todas as empresas operarem com o caixa no azul e obter lucro com a sua atividade. A compreensão do ciclo financeiro é um dos conhecimentos sobre gestão que poderá ajudar a alcançar esse objetivo.

Embora não atue sozinho como indicador, saber como está o ciclo financeiro de uma empresa poderá evidenciar, de uma maneira simples, questões relevantes para as finanças do empreendimento. A seguir, vamos esclarecer sobre o assunto.

O que é o ciclo financeiro?

Desde que uma empresa começa a atuar, antes de tudo, ela precisa buscar por aquilo que é necessário para preparar seus produtos ou serviços. Isto é, ela faz compras, assume dívidas, contrata, etc. Só depois disso é que ela poderá trabalhar, até ofertar o resultado ao cliente e, a partir disso, obter o retorno.

O ciclo financeiro é todo esse trajeto que o dinheiro faz do momento em que a empresa investe no que precisa para funcionar até quando ela recebe o retorno por isso. De maneira mais objetiva, podemos dizer que é o período entre o pagamento de fornecedores e o recebimento pelas vendas.

Relação entre ciclo financeiro e ciclo operacional

Ao procurar ampliar seus conhecimentos sobre o ciclo financeiro, você geralmente vai encontrar esse indicador junto a outros, principalmente ao ciclo operacional. Isso porque o ciclo operacional é determinante para a definição do ciclo financeiro.

Conforme explicamos, o ciclo financeiro começa com a compra pela empresa de tudo aquilo que precisa para funcionar, certo? Mas depois disso, antes de receber, ela terá que produzir, divulgar, vender, enfim, operar.

O tempo que a empresa leva para que o resultado de suas atividades cumpra o necessário para o recebimento das vendas é o ciclo operacional. Portanto, quanto maior for o ciclo operacional, maior será o ciclo financeiro.

Entender tudo o que interfere no ciclo financeiro é fundamental, pois o manejo dele dependerá também disso. Alcançar estratégias para gerenciar a duração desse ciclo será muito importante para a gestão.

Por que gerenciar o ciclo financeiro é importante?

A compreensão sobre o que é o ciclo financeiro já lança luz ao motivo de sua importância. A lógica é muito simples: quanto menos tempo seu negócio levar entre a compra dos recursos necessários para a sua atividade e o recebimento pelas vendas, melhor!

Isso quer dizer, por exemplo, que é fundamental buscar reduzir o tempo de produção e das atividades operacionais para viabilizar vendas mais rápidas. Obviamente, também é preciso contar com boas estratégias de vendas para seus produtos e serviços.

Mas, além disso, o ciclo financeiro sugere como deve ser a relação ideal com os fornecedores. Resumidamente, quanto maior for o prazo oferecido pelos fornecedores, mais dinheiro a empresa conseguirá manter em caixa até que obtenha o retorno das vendas.

Isso evita que ela tenha que recorrer a recursos de terceiros, como bancos, e tenha que pagar juros, por exemplo. Em uma relação comercial ideal para a empresa, o pagamento dos fornecedores só aconteceria após o recebimento das vendas.

Entretanto, como isso geralmente não é a realidade, a compreensão do ciclo financeiro da empresa revela a sua necessidade de capital de giro, para continuar funcionando sem se endividar, até o recebimento das vendas.

Conseguiu entender o que é o ciclo financeiro e por que ele é importante? Então siga o IDEBRASIL nas redes sociais e se mantenha atualizado sobre outros assuntos de interesse do gestor de empresas!

Comentários estão fechados