Home Dicas Quais ferramentas de gestão você já conhece?

Quais ferramentas de gestão você já conhece?

Ferramentas de gestão.
4 minutos lido
Comentários desativados em Quais ferramentas de gestão você já conhece?

Os gestores empresariais acumulam inúmeras tarefas estratégicas e administrativas. Mesmo quando se conta com auxílio de outras pessoas, o fato é que, sem o uso de ferramentas de gestão, a organização do negócio, ou mesmo a precisão dos dados e análises necessários ao seu bom andamento, acabam comprometidos.

Contudo, antes de recorrer aleatoriamente a essas ferramentas, é preciso entender melhor o que elas são, como selecioná-las e administrá-las para que realmente favoreçam o empreendimento. A seguir, vamos oferecer alguns esclarecimentos sobre o assunto.

O que são as ferramentas de gestão e para o que elas servem?

Alguns gestores pensam que ferramentas de gestão são necessariamente recursos digitais, como softwares e aplicativos. Uma vez que nem todos têm afinidade com esses recursos, já descartam o seu uso.

Embora existam ferramentas que são digitais, isso não as resume. Muitas delas são auxiliares para métodos e técnicas que viabilizam a organização, acompanhamento e avaliação dos processos que compõem o negócio.

Em qualquer caso, as ferramentas de gestão sempre serão recursos que facilitam o gerenciamento, promovem maior autonomia dos processos empresariais em relação ao gestor e conferem maior precisão aos dados e potencial de execução para as estratégias administrativas.

Quando a sua empresa precisa de ferramentas de gestão?

Qualquer empresa que pretenda ter uma gestão profissional precisa fazer uso de ferramentas de gestão essenciais. O segredo é identificar as suas principais necessidades e estilo de negócio para escolher os recursos mais adequados.

Como aderir a uma nova ferramenta de gestão exige empenho da empresa em seu processo de implementação, para que seja de fato funcional, deve-se avaliar as áreas de maior urgência e implementar o uso das ferramentas progressivamente.

Avalie questões como: quais setores estão mais desorganizados, apresentando resultados menos interessantes ou com dificuldade para tomada de decisão. Eles serão prioritários para implementação desses recursos.

Alguns exemplos de ferramentas de gestão

É possível que você já faça uso de ferramentas de gestão e nem saiba disso. O planejamento estratégico, por exemplo, é uma dessas ferramentas e é indispensável para qualquer negócio que pretenda se manter no mercado. Para além dele, algumas ferramentas que são muito úteis e interessantes para qualquer empreendimento são:

Análise de concorrência ou Benchmarking

Essa ferramenta viabiliza a análise da concorrência a partir da escolha de pontos de comparação dela com a sua empresa, tais como indicadores de produtividade e retorno do investimento. Sua finalidade é identificar os pontos fortes e fracos da concorrência, de modo a visualizar problemas e soluções que possibilitem otimizar o seu negócio acima da expectativa do mercado.

Programa 5s

O programa 5s é uma ferramenta de gestão muito conhecida, que tem como fim o aumento da produtividade no trabalho. Sua proposta é a aplicação de 5 palavras-chave (de origem japonesa) para otimizar o negócio, que são:

Organização (Seiri): distinguir o que é e o que não é necessário para o bom funcionamento da empresa;

Ordenação (Seiton): facilitar o acesso ao que é fundamental para a realização das diversas tarefas;

Limpeza (Seiso): eliminar do ambiente tudo o que não for essencial;

Conservação (Seiketsu): avaliar o que precisa ser transformado para o alcance de melhores resultados;

Disciplina (Shitsuke): manter a execução rigorosa do que for estabelecido nos itens anteriores para melhor andamento do negócio.

Ciclo de vida do produto

Trata-se de conhecer os estágios relacionados ao ciclo de vida de um produto, de modo a ordenar os investimentos financeiros em sua divulgação e venda de maneira adequada. Entende-se que esses investimentos devem ser altos no momento de lançamento do produto, estabilizados e, por fim, reduzidos para dar espaço a processos de inovação. Espera-se que essa ferramenta contribua para o crescimento do negócio.

Demos apenas alguns breves exemplos de ferramentas de gestão. Para as mais diversas necessidades de um empreendimento,  elas são variadas e apresentam particularidades que podem responder melhor em certos contextos.

Você pode ampliar seus conhecimentos sobre esse e outros assuntos acessando o nosso e-book “Quero ser um empreendedor de sucesso!

Comentários estão fechados