Home Gestão Financeira Necessidade de Capital de Giro: entenda esse indicador

Necessidade de Capital de Giro: entenda esse indicador

Necessidade de Capital de Giro
3 minutos lido
Comentários desativados em Necessidade de Capital de Giro: entenda esse indicador

Como você já deve saber, o capital de giro é o montante de recursos necessários para que uma empresa se mantenha funcionando. Isto é, ele a mantém ativa e cumprindo suas obrigações financeiras durante o seu ciclo operacional. A Necessidade de Capital de Giro é um indicador desse elemento, muito importante para a gestão financeira da empresa. A seguir vamos trazer mais informações sobre o assunto.

No que consiste o indicador de Necessidade de Capital de Giro (NCG)?

Toda empresa lida com uma série de compromissos financeiros pertinentes ao seu funcionamento, tais como: contas de luz, água, internet; remuneração dos colaboradores; pagamento a fornecedores; carga tributária, dentre outros.

O capital de giro é o valor que cobre essas obrigações financeiras. Portanto, o indicador de Necessidade de Capital de Giro é o dimensionamento de quanto capital será necessário para que a empresa permaneça funcionando conforme a análise de diversos aspectos.

Variações do indicador de Necessidade de Capital de Giro

Existem diferentes perspectivas para avaliar o NCG de uma empresa, que poderão ser utilizadas em conjunto ou preferidas, se forem mais pertinentes às particularidades do negócio. As principais delas são:

Necessidade de capital de giro de acordo com o balanço patrimonial

Essa é considerada a maneira mais simples de avaliar e calcular o NCG. Ela consiste basicamente em dimensionar o montante das contas a receber e do estoque, diminuindo o seu valor pelo das contas a pagar. Caso o resultado seja negativo, quer dizer que a empresa precisará recorrer a recursos de terceiros para cumprir suas obrigações financeiras.

Necessidade de capital de giro de acordo com o ciclo financeiro

O ciclo financeiro de uma empresa é o período que o negócio percorre entre a aquisição dos insumos necessários ao seu funcionamento até o retorno pelas vendas de seus produtos ou serviços. Portanto, o cálculo do NCG, nessa perspectiva, subtrai os prazos médios de recebimento pelos prazos médios de pagamento.

Ao contrário da primeira situação, se o valor da operação for negativo, significa que a empresa tem menor necessidade de capital de giro, pois tem mais prazo para pagar suas obrigações do que leva para receber pelas vendas.

A importância do indicador NCG para a gestão financeira da empresa

Realizar a apuração periódica do indicador de Necessidade de Capital de Giro de uma empresa é essencial. Afinal, para evitar o endividamento e as complicações que vêm deles, como o pagamento de juros, é fundamental que a empresa tenha informações que viabilizem o seu planejamento prévio.

A partir dos resultados desse indicador, é possível avaliar se os modos de negociação com fornecedores, vendas aos clientes, ciclos operacionais, dentre outras questões, estão satisfatórios ou não para o negócio.

Caso se perceba que a empresa está apresentando uma necessidade de capital de giro prejudicial, é possível tomar medidas preventivas, como: corte de custos, revisão dos fornecedores e de seus prazos, modificação do modo de pagamento dos clientes, e afins.

Contudo, não basta que a empresa meça a necessidade de capital de giro de qualquer maneira. É preciso ter uma gestão organizada que seja capaz de decidir sobre a melhor maneira de mensurar esse indicador e utilizá-los para favorecer o negócio.

Continue se atualizando sobre assuntos de interesse do gestor de empresas seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais.

Comentários estão fechados