Home Gestão Financeira 5 problemas que são exterminados com uma gestão profissional

5 problemas que são exterminados com uma gestão profissional

Pessoa em frente ao computador fazendo uma melhor gestão profissional.
5 minutos lido
Comentários desativados em 5 problemas que são exterminados com uma gestão profissional

A falta de uma gestão profissional é nociva para qualquer negócio e é uma das principais causas de mortalidade de empresas com até dois anos de mercado. É importante entender que, nesse contexto, profissionalizar a gestão de uma empresa é mais que ter um bom gestor.

Não é raro conhecer casos de empreendimentos que desandaram após trocarem, por diferentes motivos, seu principal gestor, que geralmente é o dono. Isso quer dizer que, embora tivessem um ótimo profissional à frente da empresa, a gestão profissional em si não se consolidou.

Em qualquer dos casos, a gestão não-profissional tem consequências que vão desde a estagnação do negócio à falência da empresa. A seguir, vamos apresentar os principais problemas da ausência de profissionalização da gestão e como uma gestão profissional poderia solucioná-los.

O que é gestão profissional?

Antes de falarmos sobre os problemas da ausência de profissionalização da gestão de uma empresa, é preciso esclarecer do que se trata a gestão profissional. Como mencionamos em exemplo, existem empresas que são completamente dependentes de seu dono.

Isso quer dizer que o empreendedor pode ser uma pessoa que trabalha duro, dá o sangue pelo negócio e, por isso, consegue mantê-lo de pé. Contudo, isso não quer dizer que a gestão seja profissional.

Um dos pontos mais marcantes dessa forma de gestão é justamente proporcionar ao negócio uma certa autonomia em relação ao gestor principal. Essa independência é alcançada a partir do uso de um conjunto de práticas, técnicas e ferramentas administrativas geridas de maneira estratégica.

Isso garante que o negócio seja autossustentável mediante um rigoroso controle de seus processos em direção a obtenção de resultados tangíveis. A consequência é uma maior estabilidade financeira e status para a marca diante do mercado e dos consumidores.

5 problemas que são eliminados por uma gestão profissional

1. Descontrole e instabilidade financeira

O controle dos dados financeiros da empresa é fundamental para lidar de maneira efetiva com despesas, recebimentos e investimentos. A gestão financeira é que será a bússola para determinar a situação real do negócio e suas possibilidades de expansão, necessidade de cortes, dentre outras questões.

Entretanto, quando não existe uma gestão profissional na empresa, comportamentos viciosos colocam o seu coração, que são as finanças, em risco. Um dos principais equívocos cometidos por gestores, nesse contexto, é a mistura entre finanças pessoais e empresariais.

A gestão profissional soluciona esse problema por oferecer ferramentas e métodos que permitem o controle das finanças com um estabelecimento preciso do pró-labore e, ainda, medidas que permitam um melhor investimento dos recursos.

2. Irregularidades fiscais

Lidar com as obrigações tributárias de uma empresa é uma atividade complexa, mesmo quando utilizado o Simples Nacional. Atitudes, como retiradas inadequadas pelo dono do empreendimento para uso pessoal, podem repercutir em irregularidades na declaração à Receita.

Situações como essa podem resultar em auditoria, desdobrando em prejuízos e dores de cabeça para o empresário. Uma gestão profissional, além de evitar esses problemas, pode oferecer alternativas para que o pagamento de tributos seja reduzido de maneira legal.

3. Planejamento ausente, insuficiente ou não executável

Mais do que ter um planejamento estratégico e os demais planejamentos necessários ao funcionamento de um negócio, é preciso que eles sejam elaborados e geridos para serem colocados em prática.

A ausência, insuficiência ou inaplicabilidade de um planejamento são alguns dos principais pontos fracos de uma empresa sem gestão profissional. Essa profissionalização proporciona conhecimento e ferramentas para que os planejamentos sejam colocados em dia e funcionem como o que realmente são: orientadores efetivos para o sucesso do negócio.

4. Falta de investimentos em marketing

Quando uma gestão não é profissional, é comum o desconhecimento de que o marketing não é um luxo ou algo que possa ser feito de qualquer maneira, e sim um recurso fundamental para a manutenção e crescimento de um negócio. A partir da profissionalização da gestão é possível entender o que é o marketing e como melhor utilizar suas estratégias para favorecer o negócio.

5. Falta de qualificação do gestor

Por maior boa vontade e outras qualidades que possa ter um gestor, elas serão pouco aproveitadas se ele não tiver uma qualificação para a gestão profissional. O gestor profissional é aquele que consegue delegar funções e organizar o seu negócio de tal maneira que não precise ficar a todo o tempo trabalhando.

Isto é, profissionalizar a gestão da empresa não é positivo apenas para o negócio, mas para o próprio empresário. A partir de uma boa qualificação, que articule teoria e prática, o empreendedor poderá dar a partida para que sua empresa passe a ter uma gestão profissional.

Para saber mais, confira o site do IDEBRASIL e comece agora a desenvolver sua gestão profissional!

Comentários estão fechados