Home Dicas O que é o que faz setor financeiro de uma empresa?

O que é o que faz setor financeiro de uma empresa?

Chamada: O setor financeiro é um dos mais importantes da empresa e ter clareza sobre a sua natureza é fundamental para gerenciá-lo bem. Saiba mais!
3 minutos lido
Comentários desativados em O que é o que faz setor financeiro de uma empresa?

O setor financeiro é um dos mais importantes de uma empresa e chega a ser considerado o “coração” do negócio. A comparação é pertinente, uma vez que o coração bombeia as substâncias essenciais necessárias para que os outros órgãos do corpo funcionem perfeitamente, inclusive o cérebro.

É basicamente isso que o setor financeiro faz pela empresa. Ele gerencia e distribui os seus recursos de maneira a manter cada área do negócio em pleno funcionamento, contribuindo decisivamente para o êxito da sua atividade fim e resultados. A seguir vamos esclarecer sobre as particularidades do departamento que carrega essa responsabilidade!

O que caracteriza o setor financeiro?

O que ilustramos para dizer sobre o que é o setor financeiro é basicamente como ele realmente funciona na prática. Ele simplesmente é o responsável por lidar com todas as questões financeiras da empresa, visando o alcance dos objetivos do negócio.

Deve-se ter em mente que a garantia dos recursos da empresa e de seu uso estratégico não diz respeito apenas à distribuição. É preciso lidar com entradas e saídas conforme as necessidades, apontar demandas de transformações, cortes e afins, de modo a subsidiar as decisões da gestão.

De um modo geral é isso que caracteriza o setor financeiro. Contudo, suas atividades e subdivisões podem variar de acordo com o tipo de negócio e, principalmente, conforme o seu porte. Por exemplo, enquanto existem empresas que sustentam mais de um subsetor para lidar com as finanças, outras a abrangem no setor administrativo.

De qualquer maneira existem atividades fundamentais a serem realizadas pelo setor financeiro da empresa, independentemente de ele estar acoplado a outra área, ser autônomo ou estar subdividido. A seguir vamos apresentá-las.

As principais funções do setor financeiro de uma empresa

Para cumprir o que mencionamos como o que é o setor financeiro, existem algumas funções que precisam ser realizadas por esse departamento. As principais delas são:

  • Tesouraria: responsável pelo fluxo de caixa da empresa e gestão das contas bancárias;
  • Gestão de contas: lida com as contas a pagar e a receber da empresa, incluindo a administração de prazos, pagamentos e cobranças;
  • Contabilidade: realiza o controle do patrimônio da empresa e suas variações, considerando ativos e passivos;
  • Planejamento financeiro: é responsável pela parte estratégica do setor financeiro propriamente, elaborando o planejamento financeiro do negócio a partir das informações do empreendimento, definindo pontos fundamentais, como objetivos e metas, cortes de custos e afins;
  • Gestão de riscos: fundamental, principalmente para direcionar os investimentos da empresa, avalia os riscos de mercado, créditos, câmbio e semelhantes, a fim de antecipar os impactos desses fatores no negócio;
  • Gestão de tributos: lida com os impostos e obrigações legais da empresa no nível das finanças, garantindo o seu cumprimento.

Essas e outras funções do setor financeiro de uma empresa, além de manter o negócio funcionando e garantir o uso inteligente dos recursos, também influenciam na imagem da marca diante do mercado. Uma boa gestão financeira confere transparência ao negócio, o que é positivo na relação com investidores, bancos, parceiros e afins.

Você pode ampliar os seus conhecimentos sobre gestão das finanças agora mesmo, lendo também o artigo: Por que você deve fazer um curso de gestão de custos?

Comentários estão fechados