Home Dicas O sistema de gestão integrada é importante para a empresa?

O sistema de gestão integrada é importante para a empresa?

4 minutos lido
Comentários desativados em O sistema de gestão integrada é importante para a empresa?

Toda empresa é um organismo complexo, que articula diferentes setores e atividades a fim de chegar a um objetivo final. Portanto, não importa o porte do empreendimento, ele sempre terá variados elementos em iteração que precisam ser bem geridos. Por isso, um sistema de gestão integrada é assunto de interesse para qualquer gestor.

É uma realidade, principalmente para empreendedores de pequenas empresas, que o acúmulo de atividades sobre ele e seus colaboradores – que costumam compor um quadro reduzido – acaba incorrendo em sobrecarga ou até prejuízo para o negócio. É por esse e outros motivos que um sistema de gestão integrada pode fazer a diferença.

O que é um sistema de gestão integrada?

De modo geral, um sistema de gestão integrada é um software que integra as diferentes áreas da empresa, possibilitando a automatização de processos e disponibilização de informações em tempo real.

Entretanto, existem diferentes tipos de sistema de gestão integrada, que podem a atender aos mais diversos modelos e dimensões de negócios. Os principais são:

Sistemas padronizados

Proporcionam a padronização de funções e organização de informações em um único canal, facilitando o acesso a dados confiáveis e análise de relatórios. A maioria das ofertas desse tipo de software de gestão no mercado possibilita a personalização conforme as necessidades do negócio. Contudo, esses sistemas podem ter um custo elevado e nem sempre são viáveis para pequenas empresas.

Sistemas flexíveis

Empresas inovadoras poderão se beneficiar mais desse tipo de sistema de gestão integrada. Eles são elaborados para se adaptar às necessidades do empreendimento. Mas, justamente por isso, demandam o auxílio de um especialista na modelagem do software para que ele realmente atenda às demandas do negócio.

Sistemas para pequenas empresas

Embora as pequenas empresas também precisem de um sistema que auxilie na gestão, nem sempre demandam tantas funcionalidades quanto um negócio de porte maior. Portanto, existem produtos voltados especificamente para os empreendimentos em expansão. São ferramentas mais simples e com valor acessível.

Por que um sistema de gestão integrada é importante para qualquer empresa?

Os sistemas de gestão integrada a partir da automatização e integração das áreas, setores e atividades, trazem inúmeros benefícios para as empresas que justificam sua importância. Alguns deles são:

Trazem maior agilidade e produtividade para os processos

A digitalização, automatização e integração de atividades e informações relativas à rotina de trabalho agiliza diversos processos, reduzindo a burocracia e permitindo que os colaboradores se dediquem mais a outras atividades, o que tem a produtividade e agilidade como consequência.

Qualificação dos fluxos de comunicação

Uma vez que todos os dados produzidos pelo sistema de gestão integrada são mais assertivos e se tornam acessíveis a todos os colaboradores autorizados em tempo real, a comunicação entre setores e áreas da empresa será favorecida.

Maior segurança para as informações da empresa

Além da redução de erros na produção de informações, o sistema de gestão integrada armazena os dados, geralmente, na nuvem, o que basicamente exclui a possibilidade de perda de informações.

Um sistema de gestão integrada ainda oferece outros “efeitos colaterais” positivos para uma empresa, como: maior facilidade na tomada de decisões, padronização e melhoria de processos e redução de custos.

Isso tudo é fato, desde que ele seja aliado a uma gestão qualificada e eficiente. Continue ampliando seus conhecimentos sobre assuntos de interesse do gestor de empresas seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais.

Comentários estão fechados