Home Dicas Os 5 erros mais graves na gestão de empresas familiares

Os 5 erros mais graves na gestão de empresas familiares

3 minutos lido
Comentários desativados em Os 5 erros mais graves na gestão de empresas familiares

Os negócios familiares enfrentam desafios diferentes de outros, pois a relação entre parentes e deles com o empreendimento sempre estará em pauta. Devido a essa questão, a gestão de empresas familiares é mais vulnerável a cometer certos erros graves, que prejudicam o negócio. A seguir vamos listar os principais deles.

1. Falta de transparência e organização na gestão

Mesmo quando apenas membros da família trabalham na empresa, é indispensável que se tenha diretrizes para o funcionamento do negócio em todos os níveis, desde o administrativo até no que se refere às relações.

Esses documentos que registram, esclarecem e instruem os componentes da empresa são importantes para uma comunicação fluida e maior transparência quanto às decisões e ações da gestão. Isto é, no mínimo, evitam conflitos desnecessários.

2. Ausência de pró-labore definido

Não defini-lo é um dos erros na gestão de empresas familiares mais comuns, fazendo com que os membros da família retirem dinheiro do caixa de maneira aleatória. Isso transforma as finanças do negócio em uma bagunça, na qual não se sabe o que é dinheiro do empreendimento ou das pessoas, o que normalmente acaba em prejuízo.

3. Desprezo pela profissionalização

Muitas empresas familiares se fecham no orgulho quanto ao próprio negócio, sem considerar a necessidade de profissionalização do empreendimento, seja por via da qualificação dos membros da família ou pela contratação de profissionais externos. A consequência é um negócio que funciona com base no amadorismo e, obviamente, os resultados disso são desastrosos.

4. Descuido com o atendimento ao cliente

Esse é um dos erros na gestão de empresas familiares relacionado à falta de profissionalização do negócio. Por falta de conhecimento ou pelo fato de membros da família trabalharem no local “por obrigação”, acaba-se prestando um péssimo atendimento ao cliente. Se o esvaziamento do local não for uma consequência, é só porque ainda não há concorrência, o que em algum momento vai acontecer.

5. Influência de conflitos pessoais na empresa

Conflitos entre parentes é algo normal, o problema é quando esses parentes têm em comum um negócio e levam esse conflito para o nível empresarial. Isso tem uma repercussão negativa na gestão de empresas familiares, com consequências graves para as ações administrativas e, também, quando há colaboradores, pela exposição diante deles. Esse é um dos principais sintomas da falta de profissionalismo que pode comprometer a imagem do negócio no mercado.

Como lidar com os erros na gestão de empresas familiares?

As empresas familiares têm muita importância para o mercado, particularmente no Brasil, onde correspondem a cerca de 75% dos negócios. Portanto, lidar com os erros mencionados e outros é positivo, não apenas para os proprietários, mas para a economia em geral.

A principal solução para evitar e corrigir a recorrência de erros na gestão de empresas familiares é a profissionalização do negócio e dos membros da família. Essa medida irá fazer com que se tenha conhecimento para orientar o empreendimento quanto aos modelos de gestão que melhor lhe responderem, distribuir os membros da família em funções de acordo com habilidades e qualificação, dentre outras alternativas.

Caso você esteja envolvido na gestão de uma empresa familiar e enfrentando seus desafios, leia também o artigo:  Conheça os principais tipos de empresas familiares.

Comentários estão fechados