Home Gestão Financeira O que é pró-labore e qual a sua importância?

O que é pró-labore e qual a sua importância?

Saber o que é pró-labore é fundamental para qualquer empreendedor, e colocá-lo em prática é decisivo para o sucesso do negócio. Saiba mais!
3 minutos lido
Comentários desativados em O que é pró-labore e qual a sua importância?

Antes mesmo de formalizar um negócio, todo empreendedor deveria saber o que é pró-labore. Isso porque a falta de informação sobre essa questão é um dos motivos de muitos acabarem com as contas da empresa desorganizadas, dentre outras razões, por não saberem diferenciar o que é dinheiro pessoal e o que é da empresa. Vamos esclarecer sobre o assunto a seguir.

O que é pró-labore?

O significado da expressão pró-labore vem do latim, e significa “pelo trabalho”. Isso já sugere o que ele é: uma remuneração que é destinada aos proprietários, sócios e outros gestores da empresa pelo trabalho realizado no negócio.

Contudo, não se deve confundir o que é pró-labore com divisão de lucros. No caso do pró-labore, ele é pago apenas para os sócios que realizam algum trabalho na empresa, calculado de maneira proporcional às atividades realizadas e sua natureza, além de ser concedido de maneira periódica, independentemente dos lucros.

Isso quer dizer, inclusive, que os sócios que recebem o pró-labore também participam da divisão de lucros. Por outro lado, não se deve confundir o que é pró-labore com salário. Diferente da remuneração dos empregados, ele não sofre os mesmos encargos, pois se trata de uma despesa operacional, que responde a impostos pertinentes ao regime tributário da empresa (por exemplo, se é Simples Nacional, Lucro Presumido, Lucro Real, dentre outras possibilidades).

Por que a definição do pró-labore é importante para o negócio?

Agora que você sabe o que é pró-labore, talvez ainda não esteja claro por que ele é tão importante. No entanto, como já afirmamos antes, ele poderá ser decisivo para a organização e sucesso da gestão financeira de um empreendimento.

Isso porque, ao definir uma remuneração para os sócios atuantes na empresa, esse valor constará nos custos. Consequentemente, ele também será considerado para definição do preço de venda e outras questões financeiras do negócio.

Diante disso, o pró-labore permite que o empreendimento tenha uma perspectiva financeira mais realista, afinal, nenhum administrador estará fazendo trabalho voluntário. A sua definição evitará também que se tire dinheiro do caixa aleatoriamente, desorganizando as finanças.

O dono do empreendimento e sócios atuantes na empresa também são beneficiados pelo pró-labore de diferentes maneiras. Com uma remuneração definida, eles conseguirão organizar a própria vida financeira, o que contribuirá para uma melhor gestão do cotidiano e irá refletir positivamente no trabalho.

Além disso, o pró-labore proporciona uma renda formal aos sócios, de modo a assegurar benefícios importantes, como a contribuição ao INSS e a regularidade diante de questões fiscais, como no caso da declaração de imposto de renda.

Sendo assim, saber o que é pró-labore não é importante apenas para a saúde financeira da empresa, mas também para a organização pessoal do próprio dono do negócio. Ademais, isso trará mais transparência para as contas do empreendimento, beneficiando sua relação com bancos, fornecedores, investidores e afins.

Continue se informando sobre assuntos fundamentais para o gestor de empresas seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados