Home Sem categoria O que é um processo empresarial e qual a sua importância?

O que é um processo empresarial e qual a sua importância?

Homem apontando os processos empresariais em um quadro
3 minutos lido
Comentários desativados em O que é um processo empresarial e qual a sua importância?

É muito provável que você já tenha ouvido falar de ações importantes para uma empresa, tais como gestão e melhoria de processos. Diz-se do quanto elas são fundamentais e do quanto o processo empresarial é vital para o negócio.

Contudo, muitos gestores ainda não têm clareza sobre o que é um processo empresarial. Afinal, ele é o mesmo que uma atividade? Uma tarefa? Uma estratégia? O que é esse elemento tratado como tão relevante para o sucesso do empreendimento? Vamos esclarecer sobre o assunto a seguir!

O que é um processo empresarial?

Um processo empresarial não é nada daquilo que mencionamos na introdução, mas ele envolve todos aqueles elementos e outros mais. Podemos definir o processo empresarial, de maneira simplificada, como um conjunto de tarefas e atividades que se relacionam e geram um resultado com valor para o cliente.

Algumas das características intrínsecas ao processo é que ele se trata de um trabalho repetitivo, contínuo, com etapas e sequencias definidas, visando sempre alcançar um resultado. O processo empresarial é, portanto, aquilo que transforma a entrada (matéria-prima, técnica, ideia, etc.) em uma saída (produto ou serviço relevante para o cliente).

Sendo assim, um processo sempre compreenderá uma série de elementos que variam entre estratégia, objetivo, atividade, recursos, responsáveis, envolvidos, fluxos e resultados. É por isso que eles são tão fundamentais para uma empresa: eles são como as veias e artérias são para um organismo.

Conheça alguns tipos de processo empresarial

Agora que você entende o que são os processos empresariais, pode imaginar que os diferentes setores e áreas de uma empresa compreendem uma série de processos, assim como o empreendimento como um todo. Por isso, existem diferentes tipos de processo. Alguns deles são:

Processo de negócios: configuram as atividades, tarefas e estratégias estruturadas para a produção de um produto ou serviço para o cliente.

Processos organizacionais: tem natureza interna ao negócio, visando auxiliar no funcionamento dos subsistemas da organização a fim de torná-los mais eficientes.

Processos gerenciais: se responsabilizam principalmente em criar ferramentas para medição, acompanhamento e avaliação das ações da empresa, analisando e sinalizando quanto aos respectivos ajustes necessários ao seu melhor desempenho.

Por que os processos empresariais são tão importantes?

Se você entendeu o que são os processos empresariais, já sabe a resposta para essa pergunta: eles são importantes por que consistem naquilo que dá movimento à empresa, que faz ela funcionar e produzir.

O processo empresarial é aquilo que transforma os recursos e investimentos em produtos e ações relevantes para a empresa. Ele constrói a marca e a reputação do empreendimento. O fato é que o processo é importante porque ele existe e permite que o negócio exista.

Portanto, mais importante do que o próprio processo empresarial são as ações para torná-lo mais efetivo. Processos bem desenhados e fluidos trazem diversos benefícios para um negócio, tais como otimização do uso de recursos, redução de custos, aumento da produtividade e das vendas.

Quando bem gerenciados, eles oferecem à gestão uma visão clara do negócio e favorecem o seu crescimento. Sendo assim, o processo empresarial e sua gestão são dois temas que devem ser dominados por qualquer gestor que deseje o sucesso. Diante disso, sugerimos que você leia também o artigo: Por que você deve fazer um curso de gestão de processos?

Comentários estão fechados