Home Dicas Sua empresa está com a gestão de contratos em dia?

Sua empresa está com a gestão de contratos em dia?

3 minutos lido
Comentários desativados em Sua empresa está com a gestão de contratos em dia?

Dentre os diversos documentos com os quais uma empresa precisa lidar, os contratos merecem um cuidado especial. Isso porque eles envolvem o cumprimento de prazos, além de oferecerem uma perspectiva quanto ao andamento e projeção do negócio. Dessa maneira, esta área não pode ser deixada “solta”. É preciso investir na gestão de contratos.

Pense em como a sua empresa está lidando com sua gestão de contratos atualmente. Ela realmente está gerindo eles? As estratégias administrativas para isso estão funcionando? Você tem enfrentado problemas relacionados a essa área? Para te ajudar nessa reflexão, vamos esclarecer sobre o assunto a seguir!

O que é gestão de contratos?

A gestão de contratos envolve a organização, monitoramento e análise dos contratos da empresa. Nessa ação, avalia-se o ciclo de vida dos contratos, os setores relacionados, seu cumprimento, dentre outras questões formais. Seu objetivo inicial é o cumprimento de obrigações, de modo a evitar complicações jurídicas e afins.

Contudo, essa gestão não precisa e nem deve se limitar a isso. Uma análise minuciosa dos contratos da empresa como um todo poderá oferecer informações valiosas para tomadas de decisão. Elementos como marketing, compras e gestão financeira, poderão usufruir dessas informações para um planejamento mais acertado.

Por que estar com a gestão de contrato em dia é importante?

Como já mencionamos, uma gestão de contratos bem-feita contribuirá para o aprimoramento de diferentes áreas da empresa. Essa qualificação poderá responder às demandas de redução de custos, aumento do lucro, captação de clientes e outras necessidades de qualquer negócio.

Como a gestão de contratos funciona?

Para alcançar os benefícios da gestão de contratos, é preciso entender um pouco melhor no que ela consiste. Podemos listar como suas principais ações de impacto:

— Supervisão e garantia do cumprimento das obrigações contratuais de ambas as partes;

— Aumento do poder de negociação da empresa a fim de ampliar os benefícios latentes de cada contrato;

— Análise de cláusulas e condições de contratos a fim de identificar progressivamente as melhores condições oferecidas pelos fornecedores;

— Identificação de vantagens estratégicas para ambas as partes na elaboração de contratos;

— Administração, organização, categorização e controle de acessibilidade aos diferentes tipos de contratos relacionados à empresa;

— Gerenciamento de cronograma para cumprimento de vencimentos e outras questões estabelecidas pelos contratos afirmados pela empresa;

— Estudo, análise e produção de relatórios periódicos com base nas informações relevantes oferecidas por contratos com fornecedores e clientes, de modo a auxiliar no planejamento e tomada de decisões.

Considerando essas atribuições da gestão de contrato, como você avalia que está essa área na sua empresa? Se você ainda não realiza a gestão dos contratos do seu empreendimento em todos esses níveis, não se preocupe! Acaba de dar o primeiro passo para começar.

O fato é que a sua empresa só terá benefícios em transformar a gestão de contratos em uma aliada na redução de custos, aumento da lucratividade e confiabilidade do negócio. Não hesite em pedir ajuda para usufruir de todos os benefícios que uma boa administração dos contratos poderá oferecer ao empreendimento. Leia também Gestão de custos: por que você  deve fazer na sua empresa? e saiba mais sobre a gestão da sua empresa. 

Comentários estão fechados