Home Gestão Financeira Empresa com dívida bancária: consequências e alternativas

Empresa com dívida bancária: consequências e alternativas

4 minutos lido
Comentários desativados em Empresa com dívida bancária: consequências e alternativas

Uma empresa com dívida bancária passa a enfrentar diversos transtornos. Na ânsia de resolver problemas do negócio, muitos gestores acabam recorrendo a empréstimos e o endividamento, não raro, é o resultado. Nesse contexto, é comum que o negócio permaneça com dificuldades, inclusive para sanar as dívidas.

Independentemente da situação, é preciso encontrar uma maneira de lidar com isso. O fundamental, nesse caso, é conhecer as consequências de uma empresa com dívida bancária não pagar a dívida e buscar alternativas para resolver a situação de débito. A seguir vamos falar sobre o assunto.

Quais as consequências de uma empresa com dívida bancária não arcar com os débitos?

As consequências dos débitos atrasados de uma empresa são variáveis de acordo com o seu tipo. As empresas de responsabilidade limitada (LTDA), por exemplo, distinguem a pessoa jurídica da pessoa física nesse contexto. Isto é, os proprietários não arcam com os bens pessoais na cobrança da dívida.

É preciso, portanto, que o empresário fique atento ao que determina o tipo de empresa que tem, pois, em certos casos, poderá até mesmo perder seus pertences se o banco entrar com uma ação judicial. Fora isso, existem outras consequências para uma empresa com dívida bancária que não extingue o débito.

Ela será cadastrada como inadimplente, o que irá dificultar que consiga crédito para qualquer ação. Pelo mesmo motivo, a relação com os fornecedores será dificultada, uma vez que quando eles consultarem o cadastro do CNPJ, a empresa estará negativada. Isto é, a negociação pode ser inviabilizada por esse contexto.

Quais as alternativas para que uma empresa com dívida bancária pague seus débitos?

Por mais difícil que seja o contexto, como você deve ter percebido, a tendência é que a manutenção da dívida com o banco apenas piore a situação. Diante disso, é importante buscar por alternativas que permitam a resolução do problema.

Existem alguns procedimentos que poderão facilitar o pagamento do débito com condições melhores para a empresa. Dentre eles estão:

Análise dos contratos relacionados à dívida bancária

É possível que eles apresentem irregularidades ou brechas para negociação de melhores taxas de juros, parcelas e afins. Para que esse momento seja realmente produtivo, o ideal é ter auxílio de um advogado. Em certos casos, é possível até mesmo reverter a situação, conforme a gravidade da irregularidade identificada.

Persistir na negociação até um acordo favorável com o banco

O gestor de uma empresa com dívida bancária não deve se intimidar em tentar alcançar acordos favoráveis para a sua empresa. Isto é, não deve aceitar a primeira proposta do banco. Munido das informações da análise de contrato e da sua real situação, ele deverá ter contrapropostas em mente que realmente o permitam sanar a dívida.

É possível mudar de credor

Caso o banco com o qual se tem a dívida seja irredutível com as propostas, a empresa ainda tem uma saída. Ela poderá procurar outras instituições financeiras que ofereçam melhores condições de pagamento e transferir a dívida.

Essas são as principais alternativas para que uma empresa com dívida bancária solucione seus débitos. A partir disso, é fundamental, também, qualificar a gestão financeira da empresa para evitar problemas como esse no futuro. Você já tentou solucionar suas dívidas com alguma dessas sugestões? Conte sua experiência nos comentários!

Comentários estão fechados