Home Gestão Financeira Tipos de investimento financeiro: dicas para empreendedores!

Tipos de investimento financeiro: dicas para empreendedores!

Tipos de investimento financeiro
3 minutos lido
Comentários desativados em Tipos de investimento financeiro: dicas para empreendedores!

Deixar o dinheiro do caixa parado não é uma boa opção para nenhum empreendimento. Por isso, conhecer os tipos de investimento financeiro é fundamental para qualquer empresa. Com essas informações é possível definir quais são as melhores opções para o negócio ou mesmo diversificá-las. A seguir, vamos apresentar dicas sobre alguns dos principais investimentos e os mais seguros para essa finalidade. Confira!

Certificado de Depósito Bancário (CDB)

O CDB está entre os tipos de investimento financeiro preferidos. Os bancos o utilizam para captar recursos, isto é, ele funciona como uma espécie de empréstimo do investidor à instituição bancária, de modo que, ao final do período estabelecido, você recebe os juros decorrentes dessa transação.

Contudo, conforme o contrato, os valores poderão ser resgatados antes desse prazo preestabelecido. As opções e a rentabilidade dos CDBs são variáveis de acordo com a instituição, o valor aplicado e a modalidade contratada.

Portanto, é importante verificar todos os detalhes dessa opção com a instituição financeira escolhida. Vale ressaltar que há cobrança de IOF para o resgate do CDB anterior a 30 dias.

Recibo de Depósito Bancário (RDB)

O RDB é semelhante ao CDB. Contudo, ele é menos flexível, pois não pode ser negociado antes do vencimento e não permite transferência de titularidade. Assim, é bom ficar atento com os prazos, pois o resgate não poderá ser efetuado. É bom também estar preparado para eventualidades que podem acontecer e não depender desse dinheiro investido para nada.

Fundos de investimentos

Diferente dos tipos de investimento financeiro mencionados anteriormente, os fundos de investimento não são tão seguros. Eles são uma espécie de aplicação financeira na qual várias pessoas se reúnem para viabilizar o acesso a elas com custos menores. Contudo, o ganho financeiro não é garantido.

As características dos fundos de investimentos são as mais variadas e deverão ser verificadas na instituição financeira responsável por sua administração. Existem os mais seguros, é o caso do Tesouro Direto, mas, ao mesmo tempo, a rentabilidade dele é menor.

Quais os tipos de investimento financeiro mais interessantes para a minha empresa?

Quando a questão for escolher um dos tipos de investimento financeiro mencionados acima para aplicar o dinheiro de caixa, você deve analisar bem qual se encaixa melhor na sua realidade. Dependendo da instituição, o CDB é o mais indicado, pois sua rentabilidade é, geralmente, maior. Contudo, como já explicamos, é preciso entender as condições e margem de segurança da instituição bancária.

Já os fundos de investimento podem ser uma alternativa somente para quantias que possam ser “arriscadas”. Sua vantagem é a possibilidade de uma rentabilidade maior. Contudo, é uma possibilidade e não uma garantia.

Em qualquer situação, antes de escolher um dos tipos de investimento financeiro, procure conversar com o gerente. Não economize em perguntas: explore e analise as possibilidades. Nunca aceite a primeira sugestão. Dessa maneira, é possível que você encontre ainda outras alternativas específicas do banco que sejam rentáveis e seguras para ampliar a renda do seu negócio. Aprofunde-se mais no assunto lendo também o artigo: 3 dicas sobre investimentos financeiros para empresas!

Comentários estão fechados