Home Negócios Consultoria empresarial ou qualificação para a gestão?

Consultoria empresarial ou qualificação para a gestão?

4 minutos lido
Comentários desativados em Consultoria empresarial ou qualificação para a gestão?

Diferentes modos de consultoria ou coaching têm se tornado uma febre nos últimos tempos. Esse tipo de trabalho consiste na contratação de um especialista que orienta uma pessoa ou grupo quanto a determinado assunto. A consultoria empresarial é uma das possibilidades nesse sentido.

O profissional ou empresa contratada tem uma visão externa do negócio. Isso, associado a uma análise e um estudo realizado em parceria com a empresa, permite que esse especialista oriente as ações. Sendo assim, os modos, possibilidades e resultados da consultoria podem mudar bastante de acordo com cada proposta.

Em contraponto a alternativa da consultoria empresarial existe a possibilidade do próprio gestor da empresa se qualificar. Assim, ele não depende de terceiros para colocar sua empresa nos eixos. Veja quais das opções é melhor para o seu negócio!

Quando o serviço de consultoria empresarial é contratado?

A primeira coisa que um gestor precisa entender quando pensa em contratar uma consultoria empresarial é se ela é a melhor solução para o seu negócio. Isso porque essa medida não é uma resposta para todos os problemas.

Geralmente a consultoria empresarial é contratada quando a empresa está lidando com algum problema específico. Quando suas alternativas de lidar com essa questão forem esgotadas, ele busca um auxílio externo. Atenção que ao falarmos problema, não estamos falando necessariamente de algo negativo.

Pode ser, por exemplo, um objetivo que a empresa deseja alcançar e não consegue. Contudo, é preciso entender os motivos da situação e se a consultoria é realmente a solução. Em alguns casos, não se alcança um objetivo por despreparo administrativo.

O que acontece quando, nesse caso, se busca uma ajuda externa? O provável é que se resolva o problema temporariamente, mas quando surgir outro da mesma natureza, o gestor precisará novamente recorrer a terceiros. Sendo assim, é preciso avaliar se a situação diz respeito, realmente, a algo pontual ou a uma questão de gestão.

Quando qualificar a gestão é uma alternativa melhor?

Qualificar-se é uma alternativa mais interessante do que a consultoria empresarial sempre que o problema for motivado por despreparo da gestão. O empresário precisa entender que o consultor pode ser um parceiro melhor aproveitado se ele mesmo, dono do negócio, estiver bem preparado.

Diante dessa situação, o gestor deve se perguntar: conheço as metodologias e ferramentas existentes para resolver esse problema? Desenvolvi estratégias com base em conhecimentos sólidos para lidar com a situação? Se a sua resposta for negativa, pode ter certeza que você precisa se qualificar. Assim como se a resposta for positiva e, ainda assim, o problema persiste.

De modo geral, o empreendedor deve ser autocrítico quanto ao seu preparo profissional. Não é preciso esperar um problema acontecer para perceber que se capacitar é importante. Conhecimento e atualização sempre são necessários para alcançar o sucesso nos negócios.

Como escolher os melhores serviços em consultoria empresarial ou qualificação?

Na hora de escolher o melhor serviço de consultoria empresarial ou qualificação para a gestão, os critérios são parecidos. O gestor deve observar, em primeiro lugar, a reputação da empresa ou profissional a ser contratado.

Em paralelo, deverá avaliar a proposta de trabalho da consultoria ou empresa. O sucesso da ação depende do quanto ela é adequada para as particularidades do empreendimento. Principalmente no caso de pequenas e médias empresas, deve-se verificar se a linguagem e a abordagem favorecem o perfil do empreendedor e seus colaboradores.

O IDEBRASIL tem seus métodos de qualificação para empreendedores desenvolvidos com uma articulação funcional entre conhecimento e prática. Isto é, os cursos são realizados de modo que simultaneamente os conhecimentos possam ser aplicados no cotidiano da empresa. Dessa forma você terá a garantia de que os aprendizados realmente irão funcionar.

Resolveu optar por uma qualificação ao invés de uma consultoria empresarial? Conheça os cursos do IDEBRASIL!

Comentários estão fechados