Home Dicas 4 problemas de usar um planejamento estratégico pronto

4 problemas de usar um planejamento estratégico pronto

3 minutos lido
Comentários desativados em 4 problemas de usar um planejamento estratégico pronto

Temos o costume, talvez cultural, de buscar o caminho mais fácil para as mais diversas coisas. Entretanto, muitas vezes, o que é aparentemente vantajoso pode ser uma armadilha: esse é o caso de usar um planejamento estratégico pronto.

O planejamento estratégico é um dos documentos mais importantes da empresa, pois ele serve de base para os demais e também para todos os seus procedimentos. Dessa maneira, um bom planejamento estratégico irá determinar as possibilidades de sucessos dos processos empresariais e do resultado geral do negócio.

Esse documento é, basicamente, um perfil detalhado do negócio, um mapa de sua atuação e, por esse motivo, precisa ser elaborado pensando nele, a partir de suas particularidades. Por isso não é uma boa ideia usar um planejamento estratégico pronto. A seguir vamos mostrar com mais detalhes os motivos.

1. Usar um planejamento estratégico pronto é como usar uma identidade falsa

Um dos primeiros pontos fundamentais do planejamento estratégico é a definição da visão, missão e valores da organização. Esses elementos, embora possam parecer banais à primeira vista, determinam a identidade da empresa e irão influenciar o seu tipo de gestão, o perfil dos colaboradores ideais para o negócio e até mesmo o público alvo.

Sendo assim, eles precisam ser criados conforme a própria empresa, destacando o seu diferencial, aquilo que faz dela única.

2. O planejamento estratégico envolve um estudo apurado do negócio

Nenhum negócio é exatamente igual ao outro, mesmo que atuem no mesmo nicho: é por isso que existe concorrência. Portanto, a elaboração do planejamento estratégico envolve o estudo do empreendimento, desvelando todos os detalhes dos seus aspectos internos, identificando suas potências e seus desafios.

Ao utilizar um planejamento estratégico pronto, a empresa perde a oportunidade de se conhecer, aprimorar e atuar conforme a sua própria realidade. Nem é preciso dizer quantos problemas isso irá gerar com o tempo.

3. A análise do ambiente pode ser um diferencial perdido no uso de um planejamento estratégico pronto

Quando falamos em realidade, precisamos lembrar que ela é composta por pontos de vista. Sendo assim, a análise do mercado externo, da concorrência e dos clientes em potencial precisa ser feita por cada empresa, de acordo com suas premissas.

Caso contrário, ela usará os óculos de outras empresas para lidar com o entorno. Consequentemente, acabará parecendo uma cópia de outro empreendimento, afinal, é sua atuação diante do ambiente externo o que mais se visualiza.

4. Trabalhar com objetivos alheios é pouco motivador e eficiente

Dentre os pontos mais importantes de um planejamento estratégico está o estabelecimento de objetivos e metas em curto, médio e longo prazo, assim como dos prazos e maneiras de alcançar esses objetivos e metas.

Os objetivos necessariamente devem estar alinhados com a identidade do negócio, inclusive para garantir a motivação dos empreendedores e a disseminação dessa motivação para os demais colaboradores.

Tentar trabalhar com objetivos e metas determinados por outra pessoa, além de ser desanimador, pode ser muito conflituoso, a não ser que ocorra uma coincidência extrema entre a natureza das empresas e gestores.

Poderíamos listar vários outros problemas de se utilizar um planejamento estratégico pronto. Mas vamos apenas ressaltar que a busca por um planejamento estratégico pronto já revela um grave problema: a falta de qualificação do gestor.

Comece a corrigir isso agora mesmo, ampliando seus conhecimentos sobre finanças lendo o nosso e-book: Educação Financeira para Gestores!

Comentários estão fechados