Home Dicas Palestra de empreendedorismo faça valer a pena!

Palestra de empreendedorismo faça valer a pena!

empresarios-durante-uma-palestra-de-empreendedorismo
3 minutos lido
Comentários desativados em Palestra de empreendedorismo faça valer a pena!

Todo gestor de empresas consciente sabe a importância de se manter atualizado e em constante motivação para atuar bem. Nesse contexto, participar de uma palestra de empreendedorismo é uma alternativa interessante. Isso devido a sua curta duração e possível riqueza de experiências.

Contudo, para que valha a pena participar de uma palestra de empreendedorismo, é preciso que seja mais que uma ação vazia. Isto é, não se trata de acumular eventos e certificados, mas de efetivamente aproveitar tudo o que esse momento tem a oferecer. Vamos dar algumas dicas nesse sentido para te ajudar!

Sempre se prepare antes de ir a uma palestra de empreendedorismo

Ao contrário do que muitos pensam, a preparação antes de uma palestra não é importante apenas para os palestrantes, mas também para os participantes. Obviamente, você não precisa buscar tudo sobre o assunto, como se fosse o orador.

Mas é preciso entender minimamente sobre as possibilidades de conhecimento e interação que aquela palestra de empreendedorismo te oferece. Até para saber se é realmente interessante para você.

Essa preparação ajudará a entender o contexto do que será dito e elaborar perguntas úteis, voltadas para o seu negócio. No entanto, não confunda se preparar com ir à palestra de empreendedorismo com a cabeça fechada e cheio de expectativas. Isso pode acabar te impedindo de escutar e compreender o que será compartilhado.

Procure saber mais sobre a empresa ou profissional responsável pela palestra

Todos nós temos posicionamentos e objetivos que são mais ou menos negociáveis. Nesse sentido, no âmbito dos empreendimentos, embora ter a mente fechada não seja algo positivo, perder tempo também não é.

Portanto, é fundamental verificar sobre o lugar de fala dos responsáveis pela palestra. Assim, você saberá como ela poderá ser melhor aproveitada por você, ou mesmo para decidir se vale a pena ir.

Faz diferença se a abordagem do orador será voltada para a prática, aspectos técnicos, teóricos ou motivacionais, por exemplo. Dessa maneira, você saberá o que esperar e se isso corresponde ao que você precisa no momento.

Programe-se para estar de fato presente na palestra de empreendedorismo

É um vício entre gestores de empresas lidar com várias questões ao mesmo tempo. Contudo, no contexto de cursos e palestras isso compromete consideravelmente o aproveitamento da atividade.

Sendo assim, é preciso se programar: para chegar na hora, para ficar até o final e, principalmente, para se dedicar apenas à palestra. Desligue o celular, esqueça o relógio e mantenha o foco completamente no momento, dessa maneira, você estará fazendo seu tempo valer a pena.

Anote o necessário!

Você não precisa anotar absolutamente tudo, mas o essencial! Dessa forma, você conseguirá gravar com mais precisão os pontos de destaque da palestra.

Em alguns casos, você pode ter permissão para gravar a fala ou mesmo fazer vídeos. Assim, você poderá rever tudo em outro momento, com mais calma.

Se houver apresentação de slides, tire foto do que for relevante. Por fim, após a palestra, tenha um momento para escrever a sua reflexão sobre ela, assimilando melhor o que foi dito.

Essas são algumas atitudes que poderão te ajudar a fazer a participação em uma palestra de empreendedorismo valer o seu tempo de dedicação! E como você está interessado em se qualificar como gestor, outra ótima atitude é ler mais sobre o que pode favorecer o seu negócio, como o e-book: Quero me tornar um empreendedor de sucesso!

Comentários estão fechados