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Análise de mercado e concorrência: O que você precisa saber?

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Vivemos em uma época de excessos: tudo é ofertado em enorme quantidade. Nesse contexto, toda empresa lida com a competição e é por isso que a análise de mercado e concorrência é fundamental.

No entanto, é comum que muitos empreendimentos, ao tentarem fazer essa análise, se limitem apenas a certos elementos. Alguns se concentram na concorrência, outros no nicho de negócio, outros nos clientes.

Mais do que isso, não é raro que se baseiem mais em especulações do que em dados reais. Tudo isso é um problema e não consuma de fato uma análise de mercado e concorrência capaz de ajudar o negócio a crescer. A seguir vamos esclarecer sobre o assunto!

Entenda a análise de mercado e concorrência

Análise de mercado e concorrência não são a mesma coisa, mas caminham juntas: a análise da concorrência é um dos pontos importantes no estudo do mercado. Resumidamente, a análise de mercado investiga as principais variáveis que impactam o negócio.

Isto é, ela avalia elementos como: concorrentes, rivalidades, perfil dos consumidores e fornecedores, potencial de aumento da concorrência (novas empresas e produtos “ameaçadores”), inovações no nicho de mercado.

Aspectos desse gênero auxiliam a localizar o próprio negócio, entender como ele se posiciona no mercado, suas oportunidades, desafios e possíveis linhas de ação. Por isso, a análise de mercado e concorrência são importantes, pois elas possibilitam um direcionamento mais consciente e assertivo para o empreendimento.

Tenha a sua empresa como ponto de partida

Para que uma análise de mercado e concorrência seja bem aproveitada, é preciso ter muita clareza sobre as condições reais da empresa. Isto é, você precisa conhecer bem o perfil dos seus clientes reais conquistados e em potencial; ter identidade, posicionamento e estratégia bem definidos; conhecer todos os números relacionados à sua atuação, seus processos, recursos humanos e afins.

Podemos dizer que você precisa ter um retrato fiel da sua empresa à disposição. É isso que vai permitir entender seu potencial de competição diante das informações pesquisadas em relação ao mercado. Mais do que isso, poderá identificar onde está errando, onde está acertando, onde pode melhorar, o que é possível aprender com os concorrentes e negócios adjacentes.

O que considerar para fazer uma análise de mercado e concorrência?

Como já sinalizamos, a análise de mercado e concorrência precisa se basear em dados reais para realmente te ajudar. Afinal, será um recurso literalmente decisivo para a empresa, capaz de revelar os melhores rumos a tomar.

Portanto, em primeiro lugar deve-se identificar o que é mais importante que você saiba. É por isso que o início a partir da própria empresa é fundamental, pois é de acordo com as questões mais relevantes para o seu negócio que serão extraídos os principais pontos de interesse para pesquisar o mercado.

Tenha perguntas bem definidas para direcionar sua pesquisa e análise, considerando a enorme quantidade de dados existentes sobre cada ponto da análise de mercado e concorrência. Planejamento, organização, estratégia e ferramentas auxiliares serão indispensáveis para isso!

Alguns exemplos de ferramentas auxiliares são: softwares de gestão empresarial, coletores de dados da web, analisadores sociais, fontes de pesquisa oficiais da área de interesse, ferramentas especializadas disponíveis no Google, Facebook, dentre outras.

É importante ter em mente que a análise de mercado e concorrência é um trabalho constante e não um projeto temporário, que precisa sempre ser atualizado e monitorado. Essa é uma das ações que irá te auxiliar no caminho para o sucesso. Conheça outras questões importantes nesse sentido lendo o nosso e-book: QUERO ME TORNAR UM EMPREENDEDOR DE SUCESSO.

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