Home Empreendedorismo O que é e como conseguir um investidor anjo?

O que é e como conseguir um investidor anjo?

3 minutos lido
Comentários desativados em O que é e como conseguir um investidor anjo?

Você já deve ter ouvido falar sobre o investidor anjo na história de algumas empresas importantes, como a Apple e a Google. O fato é que essa figura aparece recorrentemente relacionada a empreendimentos de sucesso. Sendo assim, na busca por iniciar um negócio ou fazê-lo crescer, é possível que você se pergunte como conseguir um investidor anjo.

Entretanto, em primeiro lugar, é interessante que você responda honestamente: você sabe o que ele é? A seguir nós vamos te explicar com maior clareza do que ele se trata e algumas dicas de como conseguir um investidor anjo.

O que é o investidor anjo?

É natural que empreendedores bem-sucedidos busquem por novos investimentos. Isso nem sempre diz respeito apenas aos valores envolvidos, mas também com o desafio e a empolgação das possibilidades. São indivíduos com essa característica que, geralmente, se tornam investidores anjo.

Eles possuem um conhecimento amplo e aprofundado do mercado, visão estratégica e competência para identificar boas oportunidades de negócio. Diante disso e do capital do qual dispõem, buscam por negócios nos quais possam investir.

Esse investimento não envolve apenas capital, mas envolvimento com a empresa “abençoada”. Em resumo, é disso que essa figura se trata. Agora  vamos descobrir como conseguir um investidor anjo!

Como conseguir um investidor anjo para o meu negócio?

Já comentamos anteriormente que os investidores anjo geralmente buscam por mais do que um retorno financeiro. Eles também não se contentam apenas com um empreendimento interessante, as qualidades dos empreendedores são igualmente importantes.

É por isso que, para entender como conseguir um investidor anjo, você precisará pensar tanto na sua empresa quanto em si mesmo como empreendedor. Algumas das qualidades empreendedoras apreciadas são:

— Inteligência;

— Resiliência;

— Persistência;

— Conhecimento de mercado;

— Proatividade.

Sintetizando, podemos afirmar que uma das chaves sobre como conseguir um investidor anjo é que você seja apaixonado o suficiente pela sua empresa para que você mesmo investisse nela se estivesse “do lado de fora”.

Outras dicas sobre como conseguir um investidor anjo

É claro que, além de um empreendedor com certas qualidades, os investidores anjo também consideram as características nos negócios. Contudo, você perceberá que muitos deles estão relacionados à gestão. Podemos citar, dentre as principais características que favorecem a empresa a chamar a atenção desses investidores:

— Abertura para que o investidor anjo se envolva com o empreendimento como mentor;

— Objetividade e assertividade na proposta da empresa para os investidores anjo;

— Ter sócios ou parceiros competentes junto ao empreendimento;

— Ter um negócio capaz de realmente resolver um problema presente no mercado.

Onde estão os investidores anjo?

Agora que você já sabe as qualidades que precisará desenvolver como empresa e empreendedor para conquistar a atenção dos investidores anjo, eis a questão: onde encontrá-los? Bom, existe mais de um caminho para isso.

Um deles é participar de eventos sobre empreendedorismo, cursos, workshops e afins e, é claro, interagir com empresários que te pareçam potenciais investidores anjo para o seu negócio. Outra forma é buscar por grupos de investidores anjo, como o Anjos do Brasil.

Pergunte também aos seus contatos ou, se quiser ser um pouco mais ousado e tiver esse conhecimento, fale diretamente com um investidor anjo do seu interesse. Afinal, não há como conseguir um investidor anjo apenas esperando que ele caia do céu!

Você e a sua empresa estão preparados para conseguir um investidor anjo? Já tentou alguma vez? Compartilhe suas experiências com outros leitores nos comentários!

Comentários estão fechados