Home Sem categoria Lidando com a previsão e reserva no gerenciamento de estoque

Lidando com a previsão e reserva no gerenciamento de estoque

1 homem e 1 mulher conferindo o estoque
4 minutos lido
Comentários desativados em Lidando com a previsão e reserva no gerenciamento de estoque

Um dos objetivos mais importantes do gerenciamento de estoque é proporcionar à empresa uma previsão das demandas. Dessa maneira, será possível responder com agilidade aos clientes e evitar problemas, como atrasos na entrega.

Dentro do gerenciamento de estoque, existem algumas ações que favorecem esse movimento de prever e assegurar a reserva necessária no armazenamento. A seguir vamos oferecer algumas dicas.

Deixe que os fluxos de entrada e saída te revelem as quantidades ideais

Quando falamos em previsão e reserva no gerenciamento de estoque precisamos pensar em várias questões. Elas vão desde a quantidade de produtos até a estrutura e o espaço para armazenamento da empresa.

Duas situações muito negativas em relação ao estoque são: quando produtos ficam estagnados e quando a demanda é maior que as unidades disponíveis. Sendo assim, prever as quantidades de cada produto conforme a demanda é fundamental para o bom funcionamento do estoque.

O que irá te oferecer base para isso são os fluxos de entrada e saída do próprio estoque. Eles irão revelar quais produtos têm maior ou menor demanda, quando, por quais perfis de clientes e sob qual condição de venda. Todas essas informações são relevantes para definir as quantidades de produtos a serem adquiridas com os fornecedores para compor a reserva do estoque.

Defina processos para o gerenciamento de estoque

Ter processos bem definidos permite que a rotina da empresa flua, evitando surpresas desagradáveis. Mas, como isso te ajuda na previsão de demanda e reserva do estoque? Bom, aqui estamos considerando que processos bem definidos e funcionais vão oferecer à empresa informações precisas, atualizadas e em tempo hábil sobre o estoque rotineiramente.

Isso quer dizer que você não será pego de surpresa pela presença de produtos que pensava faltar ou pela ausência daqueles que necessita. Processos bem executados, na realidade, vão garantir o alimento de todas as informações necessárias para as demais ações de gerenciamento de estoque.

Lembre-se da sazonalidade!

A sazonalidade é uma realidade com a qual toda empresa precisa lidar. É exatamente o estoque uma das principais áreas de um empreendimento a ser afetado por ela. Afinal, existem certas épocas em que o consumo em geral ou o consumo de certos produtos é muito maior que o normal.

Por exemplo, se sua empresa vende produtos de cama, mesa e banho, é comum que no inverno venda mais cobertores e edredons. Mas, no verão, certamente esses produtos não terão uma boa saída. Portanto, a previsão no gerenciamento de estoque é favorecida pela análise das sazonalidades que afetam o nicho da empresa e o mercado.

Tenha um modelo de reposição definido

Ao falarmos em previsão de demanda do estoque é preciso considerar, também, como ele funciona. Isso vai depender do nicho da empresa, de sua estrutura, da relação que tem com os fornecedores e do perfil dos clientes.

Existem basicamente dois modelos de reposição: o contínuo e o periódico. No contínuo, a empresa mantém um estoque pequeno e uma reposição mais frequente dos produtos. No periódico, mantém-se um estoque maior e as compras são feitas de maneira planejada.

Cada um desses modelos tem seus benefícios e desafios, portanto, devem ser escolhidos de maneira a beneficiar a empresa. Em qualquer caso, o fluxo do método irá interferir nas variáveis de previsão de demanda do estoque e deverá ser considerado nessa análise.

Que tal continuar aumentando seus conhecimentos sobre gerenciamento de estoque? Siga o IDEBRASIL nas redes sociais e continue se atualizando sobre o assunto!

Comentários estão fechados