Home Dicas Como aumentar a concentração? 4 sugestões para empresários!

Como aumentar a concentração? 4 sugestões para empresários!

5 minutos lido
Comentários desativados em Como aumentar a concentração? 4 sugestões para empresários!

O desejo de saber como aumentar a concentração é muito comum entre empreendedores, pois sabe-se que assim tem-se uma melhor produtividade. Por outro lado, a grande quantidade de atividades e estímulos presentes na gestão de uma empresa, assim como na vida cotidiana, podem dificultar muito esse objetivo.

Contudo, a concentração é uma função do nosso cérebro, que pode ser estimulada e treinada a partir de algumas medidas. A partir de estudos científicos, chegou-se a conclusões surpreendentes sobre atitudes que podem auxiliar na expansão da concentração.

Mas, antes de falarmos propriamente sobre como aumentar a concentração, você entende do que ela se trata?

O que é concentração?

Concentração é a habilidade de ocupar a mente de maneira direcionada a um pensamento ou atividade específica. Isto é, se durante a realização de um trabalho nossa mente é atravessada por pensamentos, ideias e assuntos não relacionados, isso quer dizer que não estamos concentrados.

Essa habilidade é fundamental para a realização qualificada das mais diversas atividades. Fato é que, sem concentração, existem certas ações que se tornam impossíveis. Em contrapartida, as queixas de falta de concentração são cada vez mais comuns entre as pessoas.

Isso porque temos acesso ou somos invadidos por uma série de estímulos, que tendem a desviar nossa atenção e, consequentemente, comprometer nossa concentração. Mas há como lidar com essa situação. Por isso, selecionamos, a seguir, algumas dicas sobre como aumentar a concentração.

Como aumentar a concentração?

Não há uma fórmula mágica para aumentar a concentração, mas você pode experimentar algumas sugestões. Como as pessoas são diferentes, nem tudo o que traz resultados para um é semelhante para outros.

As dicas a seguir já foram testadas cientificamente e surtiram efeitos para diversas pessoas. A melhor maneira de descobrir com qual delas terá mais afinidade é experimentando!

1. Na hora de se distrair, procure por estímulos divertidos

A distração é basicamente uma condição, e aceitá-la facilita o seu controle. Portanto, quando tender a se distrair, procure estímulos divertidos, como assistir vídeos. De maneira pontual e moderada, eles irão estimular suas emoções positivas e renovar a motivação para voltar ao trabalho com mais foco.

2. Divida sua jornada de trabalho com intervalos estratégicos

Não há como aumentar a concentração trabalhando inúmeras horas seguidas! É comprovado cientificamente que o cérebro humano tem um limite para focar em determinada atividade, que não ultrapassa uma hora.

Depois desse período, é necessário fazer uma pausa para descansar as áreas ativas do cérebro, de modo a retomar às atividades com qualidade! Não precisa ser um longo período de descanso: pausas estratégicas, com duração de 5 a 10 minutos, são suficientes.

3. Escute músicas para bloquear ruídos do ambiente

Um dos segredos sobre como aumentar a concentração que funciona para muitas pessoas é ouvir música. É claro que não podem ser suas músicas favoritas, caso contrário, sua atenção será tomada pela melodia!

Contudo, principalmente músicas instrumentais, clássicas, para meditação ou com sons da natureza, mas que não te envolvam muito emocionalmente, podem ser fortes aliadas da concentração.

4. Experimente trabalhar em um ambiente caótico

Essa dica pode parecer paradoxal, afinal, nosso ideal é que quanto mais silencioso e organizado for um ambiente, mais ele favorecerá a concentração. Isso não é necessariamente verdade, principalmente para quem recorrentemente é tomado por uma série de pensamentos.

Atualmente, uma teoria científica defende que, por haver uma limitação no processamento de informações externas pelo cérebro, ambientes movimentados podem auxiliar no processo de concentração. Isso porque, depois de um tempo, o cérebro passa a ignorar os estímulos.

Isso não serve, por exemplo, para um ambiente familiar, pois isso irá te demandar diretamente. Mas locais como cafés, shoppings e afins são ótimas alternativas para experimentar se essa teoria funciona para você.

Além dessas dicas, não há como aumentar a concentração sem cuidar da saúde. O empreendedor precisa se lembrar que o cérebro faz parte do corpo, portanto, dormir a quantidade de horas necessária, se alimentar bem e praticar exercícios continuam em pauta para se concentrar melhor e aumentar a produtividade.

Você utiliza outras estratégias para se concentrar mais? Compartilhe seus conhecimentos e experiências nos comentários!

Comentários estão fechados