Home Gestão Financeira Gestão financeira pessoal: 4 erros que empreendedores precisam evitar

Gestão financeira pessoal: 4 erros que empreendedores precisam evitar

3 minutos lido
Comentários desativados em Gestão financeira pessoal: 4 erros que empreendedores precisam evitar

Todo empreendedor sabe que para ser bem-sucedido com o seu negócio é preciso uma ótima administração das finanças empresariais. Contudo, isso ainda não é o suficiente, é aí que está o problema: a gestão financeira pessoal, para os empreendedores, é tão importante quanto a da empresa. Por quê?

Claro que é importante e indicado uma separação saudável da vida pessoal e profissional para quem tem o seu próprio negócio. Porém, é inevitável que um influencie no outro. Afinal, a sua energia laboral e o seu sustento, integral ou parcialmente, estão relacionados com o empreendimento.

A correria cotidiana pode fazer com que aspectos da vida sejam negligenciados e a gestão financeira pessoal está dentre os principais. A seguir, vamos te mostrar alguns erros comuns neste cenário para que você possa evitá-los. Confira!

1. Abusar do uso de crédito

Principalmente quando você é um empreendedor, é comum que o crédito oferecido pelos diversos serviços de cartão seja amplo. Portanto, é muito tentador fazer uso dessa alternativa para lidar com os mais diversos gastos. Muitas vezes contando com recursos que nem sempre se concretizam conforme a expectativa. Isso gera uma enorme bagunça na gestão financeira pessoal,  além dos juros e dívidas que podem virar uma bola de neve. Sendo assim: prefira pagar à vista.

2. Desconhecer o quanto realmente ganha

É impossível que uma pessoa tenha uma boa gestão das finanças pessoais se ela não sabe o quanto ganha, concorda? Contudo, esse é um vício entre muitos empreendedores, que, inclusive, confundem o dinheiro dos negócios com o dinheiro pessoal. É fundamental que o empresário defina um ganho para si e preveja isso na organização financeira do empreendimento. Dessa maneira, é possível gerir melhor tanto as finanças da empresa quanto as individuais.

3. Não utilizar um instrumento de gestão financeira pessoal

Outro equívoco comum é pensar que os instrumentos de gestão financeira só são necessários para o negócio. Isso não é verdade. Você só conseguirá ter uma gestão financeira pessoal eficiente se utilizar algum instrumento para auxiliar na sua organização. Algumas ferramentas simples como uma planilha, um aplicativo ou outra coisa de sua preferência podem ajudar. O importante é utilizar algo que realmente funcione para a sua rotina e necessidades.

4. Deixar de definir as prioridades

Toda pessoa tem gastos que são prioritários, como aluguel, contas de energia, água, alimentação e afins. Esses são gastos indispensáveis que precisam ser previstos e colocados como prioridade na gestão financeira pessoal. Assim, é possível identificar o que sobra para gastar com outras coisas. Sem esse controle a grande tendência é se endividar.

Além de evitar esses erros, é importante que o empreendedor fique atento ao fato de que toda gestão, não importa qual seja, precisa ser realizada com uma visão abrangente de tempo. Isto é, com base em uma análise do passado, tendências anteriores, verificação do contexto presente, perspectivas e planejamento para o futuro.

É somente a partir dessa articulação que será possível ter uma gestão financeira pessoal realista e que seja capaz de auxiliar no seu crescimento como pessoa e empreendedor. Continue ampliando seus conhecimentos sobre gestão e empreendedorismo, acompanhe o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados