Home Dicas Como desenvolver motivação pessoal e profissional?

Como desenvolver motivação pessoal e profissional?

3 minutos lido
Comentários desativados em Como desenvolver motivação pessoal e profissional?

O sucesso da vida profissional depende muito da motivação, particularmente para empreendedores. É isso que possibilita encarar riscos, perseverar diante dos desafios, acreditar no futuro da empresa, por exemplo. Contudo, é preciso ter motivação pessoal e profissional para conseguir tudo isso.

Pensar que ter os objetivos e sonhos concentrados no aspecto profissional e pragmático é suficiente trata-se de uma ilusão. O trabalho tem muita relação com as perspectivas e desejos que alimentamos para a nossa vida como um todo.

Portanto, você deve buscar a motivação pessoal e profissional, para isso, trouxemos algumas dicas para você!

De onde vem a motivação pessoal e profissional?

Antes de sugerir atitudes que auxiliam no desenvolvimento da motivação pessoal e profissional, é interessante refletir de onde vem a “força” para isso. O fato é que a motivação pode ter origem em duas fontes: a externa e a interna.

Vamos tratar disso com exemplos. Se você joga na loteria e ganha, se sente alegre e motivado, certo? Começa a fazer planos com os valores, fica satisfeito com a sua sorte, comemora, etc. Esse tipo de experiência é próprio da motivação externa. Ela vem de fora, de alguma situação ou pessoa.

Já a motivação interna é a mais difícil de desenvolver, ela depende do seu esforço e atitude. Contudo, ela é a mais efetiva justamente por isso: porque só depende de você.

Imagine, por exemplo, uma pessoa que sofreu prejuízos e precisa reduzir a qualidade de vida. Ela poderá ter duas atitudes: se desesperar, queixar-se e se contentar em sofrer com a situação vivenciada ou manter a perseverança, acalmar-se, entender que essas coisas acontecem, identificar os problemas e encontrar maneiras de resolvê-lo. A segunda atitude é originária de uma motivação interna.

Agora, vamos às dicas para desenvolver motivação pessoal e profissional!

Como desenvolver motivação pessoal e profissional

Busque por autoconhecimento

Quanto mais você se conhecer, mais fácil será identificar quais são as metas e objetivos capazes de te movimentar realmente. Esse é um conhecimento valioso!

Transforme seus sonhos e desejos em objetivos e metas

Uma vez que você se conheça melhor e identifique o que mais quer da vida, transforme isso em algo realizável. Tire o sonho da cabeça transformando-o em um plano de ação e considere cada dia de vida e de trabalho como um passo para alcançá-lo.

Conviva com pessoas positivas e em ambientes enriquecedores

Pessoas e ambientes tóxicos são capazes de minar a motivação de qualquer pessoa. Não pense que você é de ferro! Corte da sua vida essas influências negativas e amplie seus círculos e espaços de convivência, de modo a encontrar lugares e pessoas que contribuam para o seu desenvolvimento pessoal.

Organize-se e cuide-se!

Organização e autocuidado são duas coisas que caminham juntas, principalmente na vida de empreendedores. Isso porque você só terá tempo para cuidar de você caso se organize para isso. Portanto, cumpra primeiro a missão de se organizar e, em seguida, inclua em sua rotina atividades de autocuidado, como exercícios físicos, relaxamento, descanso e lazer.

Essas são nossas considerações sobre motivação pessoal e profissional que poderão te ajudar. Você se sente preparado para começar? Deixe um comentário com a sua opinião!

Comentários estão fechados