Home Empreendedorismo Mulheres empreendedoras de sucesso para se inspirar!

Mulheres empreendedoras de sucesso para se inspirar!

conheça as mulheres empreendedoras para se inspirar
4 minutos lido
Comentários desativados em Mulheres empreendedoras de sucesso para se inspirar!

A participação das mulheres no universo empreendedor é crescente e, além do volume, as mulheres empreendedoras no Brasil têm demonstrado maior capacidade de sobrevivência no mercado por serem gestoras mais cuidadosas.

Esse cenário favorece o aparecimento de figuras femininas marcantes no mundo dos negócios, que podem servir de inspiração para novas empreendedoras ou para quem já está no mercado e deseja crescer. Pensando nisso, selecionamos três mulheres empreendedoras bem-sucedidas para você conhecer e entender como a história delas pode te ajudar trilhar rumo ao sucesso.

1. Zica Assis e Leila Velez – Beleza Natural

O Beleza Natural é um empreendimento inovador que articula salão de beleza e comercialização de produtos diversos para cabelos crespos e cacheados. A ideia se tornou referência até mesmo para marcas “antigas”, que atualmente copiam a proposta.

Foi há mais de 20 anos atrás que Zica Assis iniciou sua pesquisa na busca de ingredientes especiais para cuidados com o seu próprio cabelo. Posteriormente, junto a outras profissionais, passou a comercializar suas descobertas em um pequeno salão.

O produto fez tanto sucesso que gerou filas na porta do local e esse foi o primeiro passo para que ela criasse a franquia que, atualmente, ultrapassa 40 unidades. Antes de todo esse sucesso, Zica, Leila e outras profissionais atuavam nas profissões de empregada doméstica, taxista e atendentes de McDonald’s. Uma grande reviravolta, concorda?

2. Luiza Helena Trajano – Magazine Luiza

Diferente de Zica Assis e Leila Velez, Luiza já nasceu em berço empreendedor e trabalhou junto a família desde os 12 anos. Seu ato diferencial foi transformar uma microempresa familiar em uma das maiores redes de varejo do Brasil!

Antes de ser a famosa rede “Magazine Luiza”, a família de Luiza Helena Trajano tinha um pequeno negócio familiar no interior de São Paulo. Hoje a rede está presente em mais de 740 municípios do país! Nesse trajeto, a empresária destaca que a mãe e a tia tiveram um papel fundamental para que ela alcançasse o sucesso, servindo de exemplo e oferecendo muito suporte emocional para que ela seguisse com seus sonhos.

3. Mônica Burgos – Avatim

Divorciada e com a responsabilidade de criar seus três filhos, Mônica não se intimidou em deixar a profissão de advogada, exercida por oito anos, e iniciar outra carreira. Morava na Bahia, mudou-se para o Rio de Janeiro, foi estudar moda e, dessa experiência, voltou com novidades.

A partir da percepção de uma brecha no mercado de aromatizantes de ambientes, ela fundou a Avatim, que já fatura milhões e tem lojas em todo o território nacional.

O que você pode aprender com essas mulheres empreendedoras?

É possível observar que cada uma dessas histórias apresenta elementos diferentes: o contexto de origem e vivência dessas mulheres empreendedoras, suas vidas pessoais, suas profissões, etc. Mas, o que elas tem em comum e pode te ajudar a renovar seu espírito empreendedor?

Perceba que todas elas identificaram uma oportunidade onde havia uma lacuna ou uma falta de investimento e: investiram! É interessante perceber que investiram dentro das suas capacidades financeiras, contudo, a dedicação está presente em todos esses casos de sucesso.

Ousadia e abertura para mudança também é outro elemento em comum, além da busca por novos conhecimentos. É certo que todas elas confiaram em si mesmas e não desanimaram diante dos desafios para chegar ao sucesso, isto é: inteligência emocional também é um fator fundamental.

Com essas histórias é possível concluir que nos mais diversos cenários é possível ser uma mulher empreendedora bem-sucedida, basta se capacitar, investir e acreditar em si mesma. Você conhece outras mulheres empreendedoras de sucesso? Compartilhe seu conhecimento com outras pessoas nos comentários!

Comentários estão fechados