Home Empreendedorismo Como ser uma mãe empreendedora de sucesso?

Como ser uma mãe empreendedora de sucesso?

5 minutos lido
Comentários desativados em Como ser uma mãe empreendedora de sucesso?

Conciliar as responsabilidades da maternidade com uma carreira de sucesso pode ser uma tarefa intimidadora que, em outros tempos, era considerada impossível. Contudo, atualmente isso já não é um tabu e ao se informar mais sobre o assunto, você acabará descobrindo que os seus desafios como uma mãe empreendedora só são tão grandes quanto os de qualquer empreendedor que deseja ser bem-sucedido. Continue conosco e entenda porquê!

Conciliar a vida pessoal e a profissional é sempre um desafio primordial para uma mãe empreendedora!

Vamos te contar um segredo: todo empreendedor de sucesso precisa aprender a conciliar a vida pessoal e a profissional. Uma pessoa muito rígida, que foca apenas no profissional, acabará se desgastando e estagnando na evolução do seu negócio. Por outro lado, uma pessoa muito desnorteada, que não toma os cuidados necessários, sofrerá pela negligência com o empreendimento.

Portanto, consideremos o seguinte: a sua vida pessoal, como mãe empreendedora, envolve a maternidade, a família e, também, os seus cuidados consigo mesma. Não considere essas responsabilidades maiores do que quaisquer outras, como se você tivesse que sacrificar seu sucesso para dar conta da vida familiar.

Medite seriamente sobre o assunto, identifique e registre cada parte da sua vida que precisa de atenção e estabeleça um período de dedicação realista para cada uma delas. Dessa forma, você dará o primeiro passo para se organizar como mãe, mulher e empreendedora, e essa organização é fundamental para que se alcance o sucesso.

Procure se conhecer melhor para investir assertivamente em si mesma

A pessoa do empreendedor é sempre uma parte vital do próprio negócio. Isso significa que você precisa investir no empreendimento em si, mas não pode se esquecer de que também precisa investir em si mesma. Para que esse investimento funcione, contudo, é necessário entender no que você precisa evoluir.

Para isso, em primeiro lugar, é preciso assumir suas forças e fraquezas, sem falsa modéstia ou condescendência! Faça uma lista com os seguintes aspectos: No que você é muito boa? No que você precisa melhorar? Realize essa autoanálise considerando separadamente os três aspectos da sua vida: mãe, mulher e empreendedora.

Aquilo que você considerar que está bom, procure manter. Fora isso, pegue aqueles aspectos nos quais precisa melhorar e reflita sobre eles: entenda onde eles te atrapalham, qual a consequência deles em sua vida e quais seriam os benefícios se você conseguisse superá-los. A partir disso, estabeleça prioridades e parta para a ação!

Como assim? Resolva essas questões! Busque meios de melhorar cada um dos aspectos identificados a partir do que há de disponível em formação, cuidados pessoais, saúde ou qualquer outra questão que tenha identificado. Quando você estiver bem consigo mesma, investindo em seus potenciais e melhorando o que não está muito bem, irá se transformar também enquanto mãe empreendedora.

Não deixe sua chama empreendedora apagar: qualifique-se constantemente!

É possível que esse aspecto apareça quando você realizar a análise anterior. Todavia, devido a sua grande importância, reservamos um tópico apenas para ele. Olha só, nenhum empreendedor será capaz de alcançar o sucesso se não admitir suas limitações. Uma pessoa que assume que é humana e limitada, por mais habilidosa que seja, tem a consciência da constante necessidade de se qualificar.

Capacitar-se quer dizer estar aberta e ativa para buscar novos conhecimentos, se atualizar sobre o mercado, conhecer uma diversidade de técnicas para melhor gerenciar o próprio negócio, trabalhar a criatividade e a motivação para sempre enxergar à frente e não se contentar com o negócio como está, mas prosseguir sempre trabalhando para torná-lo melhor.

Ser uma mãe empreendedora de sucesso é isso: manter-se em movimento, ter consciência de que sua limitação é por ser humana e não por ser mãe e ser igualmente esclarecida de que para superar esses limites existem conhecimentos, metodologias e ferramentas à sua disposição. O seu resultado dependerá da sua disposição para encarar a própria realidade honestamente e agir para transformá-la conforme o que deseja.

Quer uma ajuda mestra com esse desafio? Aproveita então para ler o nosso post CDE: o curso perfeito para o gestor de empresas e conheça o IDEBRASIL que tem a missão de ser um parceiro para pessoas como você: empreendedora real e em busca de crescimento pessoal e profissional!

Comentários estão fechados