Home Sem categoria O que é e o que faz o setor administrativo de uma empresa?

O que é e o que faz o setor administrativo de uma empresa?

3 minutos lido
Comentários desativados em O que é e o que faz o setor administrativo de uma empresa?

O setor administrativo de uma empresa é a sua base. É nele que atua a gestão, a direção, enfim, os profissionais que realmente encabeçam o negócio, tomam decisões e lhe dão forma. Justamente por isso, é uma área que acaba se confundindo com outras, principalmente em pequenas empresas.

O paradoxo é que o setor administrativo é aquele que resolve os problemas do empreendimento, portanto, ele precisa resolver os seus próprios problemas e o de todos os setores, inclusive no que diz respeito à sua delimitação. A seguir vamos esclarecer sobre as características desse departamento da empresa!

O que é o setor administrativo?

O setor administrativo, idealmente, é aquele que abrange todos os profissionais responsáveis por guiar a empresa. Isto é, proprietários, sócios, diretores e outros cargos de confiança responsáveis pela parte estratégica do negócio.

Dessa maneira, esse departamento pode ser compreendido como o cérebro do empreendimento. É ele que irá determinar tudo quanto a sua atuação e orientar os demais setores a partir da produção de diretrizes, normas, instruções e etc.

Sendo assim, é o setor onde geralmente se encontram as principais lideranças da empresa. Por isso, ele também é o responsável por representá-la e articular a sua relação com agentes externos, como setores públicos, comunidades, municípios, sindicatos, bancos e afins.

Contudo, suas características poderão variar conforme o porte do negócio. Por exemplo, é comum que em empreendimentos de menor porte, o setor administrativo cumpra as funções das áreas de finanças, recursos humanos, marketing e afins, quando o ideal seria existir um setor para cada área.

O que faz o setor administrativo de uma empresa?

Como já foi sugerido, a principal função do setor administrativo é “formatar” o negócio, definir suas estratégias e gerenciar as demais áreas da empresa. É nesse setor que são definidos o modelo de gestão do empreendimento, seu posicionamento no mercado, seus produtos e serviços, dentre outras questões semelhantes.

Mas, mais do que isso, ele também determina e autoriza as ações dos demais setores, de modo que todas as ações da empresa passam, de alguma maneira, pelo setor administrativo. É ele que elabora o planejamento estratégico, delibera sobre os planos de ação, metas, objetivos, planos de carreira e outros elementos que impactam na rotina operacional.

Diante disso, é uma área que se relaciona com todas as outras e demanda recursos eficientes para lidar com essa dinâmica sem se sobrecarregar. Por ser um departamento tão fundamental, basicamente o que confere forma e vitalidade à empresa, o ideal é que a área administrativa tenha condições de se dedicar apenas à sua atividade própria.

Isso porque suas funções compreendem recorrentes estudos, análises, elaboração e criação de soluções, acompanhamento de outros setores, equipes e funcionários, dentre outras atuações. É justamente para ajudar com isso que muitas empresas utilizam sistemas de gestão, a fim de automatizar parte de suas atividades.

Independentemente dessa adesão ao uso de softwares de gestão, a divisão da empresa em áreas bem definidas é o mínimo necessário para garantir que o setor administrativo consiga cumprir seu objetivo com êxito, o que será fundamental para o sucesso do negócio. Você pode ampliar seu conhecimento sobre o assunto lendo também o artigo: Como organizar uma empresa por setores?

Comentários estão fechados