Home Dicas Saiba mais sobre o sistema ERP para pequenas empresas!

Saiba mais sobre o sistema ERP para pequenas empresas!

4 minutos lido
Comentários desativados em Saiba mais sobre o sistema ERP para pequenas empresas!

Atualmente a maioria dos gestores tem ciência do quanto um sistema de gestão pode ser positivo para negócios de qualquer porte. Contudo, há dúvidas sobre qual tipo de sistema seria viável para certos modelos e tamanhos de negócio, por exemplo, no caso do sistema ERP para pequenas empresas. A seguir, vamos esclarecer sobre o assunto.

O que é o sistema ERP?

O sistema ERP é um auxiliar para o planejamento de recursos empresariais. Ele também é conhecido como sistema integrado de gestão empresarial e tem como função automatizar, centralizar e otimizar informações pertinentes aos processos empresariais das diferentes áreas da organização.

Para que serve o sistema ERP e qual a sua importância?

A fim de compreender se o sistema ERP para pequenas empresas é uma alternativa viável, é preciso entender com mais detalhes para o que ele serve. Como já mencionamos, as funcionalidades centrais de um sistema ERP dizem respeito a automatização e qualificação dos processos a partir da produção de informações lapidadas sobre a sua execução.

Além de auxiliar nas tomadas de decisão, isso faz com que a mão de obra presente no empreendimento possa ser melhor direcionada para as atividades fim da empresa. Isso porque a partir do sistema, é possível eliminar alguns processos manuais, assim como torná-los mais eficientes, uma vez que o “erro humano” será reduzido e, consequentemente, situações de retrabalho e afins.

Ele também proporciona uma comunicação mais fluída entre os setores, favorecendo a agilidade, transparência e integração entre os processos, uma vez que as informações sobre os eventos chegam simultaneamente e de maneira padronizada para todos os envolvidos. Pelo mesmo motivo, as tomadas de decisão são favorecidas.

O sistema ERP para pequenas empresas é uma boa alternativa?

Uma vez que entendemos de maneira geral como um sistema ERP funciona, é possível compreender se ele é interessante para pequenas empresas. Essa dúvida existe principalmente pela crença de que os sistemas de gestão, de modo geral, seriam privilégios de grandes marcas devido aos seus custos e complexidade.

Contudo, é preciso pensar no sistema ERP para pequenas empresas como um investimento, que irá repercutir na modernização da gestão, integração dos processos, qualificação das informações sobre o negócio e maior agilidade nas ações da empresa. Isso porque a integração de dados realmente úteis para o negócio é uma vantagem competitiva para qualquer porte de empreendimento.

Entretanto, um sistema ERP para pequenas empresas só revelará o seu potencial se a gestão souber utilizar aquilo que ele oferece. Nenhum software substitui o potencial humano para gerenciar e criar estratégias. Pelo contrário, o que a automação faz é justamente oferecer a oportunidade de que os recursos humanos se dediquem mais a esses aspectos do negócio.

Como implantar o sistema ERP para pequenas empresas?

A implantação de um sistema ERP, em primeiro lugar, exige a escolha de uma empresa que forneça esse serviço. Em seguida, deve-se realizar um treinamento, conjunto com a contratada, da equipe que será responsável por multiplicar informações sobre o uso do sistema.

A empresa deverá estar preparada, nesse contexto, para oferecer as informações necessárias para a migração de dados de outros sistemas utilizados, indicar os principais indicadores de desempenho de interesse do negócio e outras questões relevantes para personalizar o sistema ERP. Isso será fundamental para que o software realmente auxilie a organização no alcance de seus objetivos, dentre outros benefícios que ele oferece.

Agora que você conhece um pouco sobre o sistema ERP para pequenas empresas e sua viabilidade, não deixe de continuar se informando sobre assuntos de interesse do empreendedor seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados