Home Empreendedorismo Entenda o que é o planejamento operacional e sua importância

Entenda o que é o planejamento operacional e sua importância

4 minutos lido
Comentários desativados em Entenda o que é o planejamento operacional e sua importância

Toda empresa atua em diferentes níveis, que embora pareçam distantes, precisam estar alinhados e integrados. Para lidar com essas ações que culminam em um negócio, são utilizados planejamentos e planos de ação, que se configuram basicamente em três: planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.

Falamos muito do planejamento estratégico, pois ele realmente é um dos mais importantes por ser uma espécie de “raiz” do negócio. Contudo, sem os demais planejamentos, é impossível colocá-lo em prática.

Nesse sentido, o planejamento operacional é aquele que realmente possibilita ativar as estratégias, metodologias, objetivos, metas e outras definições presentes nos demais planejamentos. Vamos falar sobre ele a seguir!

O que é o planejamento operacional?

Diferente do planejamento estratégico, o planejamento operacional trabalha com o curto prazo. Seu principal objetivo é alinhar as ações operacionais, isto é, os setores de ponta da empresa, com o que foi determinado no planejamento estratégico.

A partir desse planejamento, as ações são instrumentalizadas com definição de prazos, responsáveis, ferramentas, custos, recursos e afins. Tudo deve ser elaborado e escolhido de modo a favorecer que, na prática, se alcance os resultados almejados na estratégia.

Por sua dinâmica, o planejamento operacional também prevê alternativas estratégicas a serem aplicadas diante de imprevistos, ineficiências e questões afins.

Quais são os pontos fundamentais do planejamento operacional?

Em primeiro lugar, mais do que o planejamento estratégico, o planejamento operacional precisa ser elaborado em uma linguagem clara, acessível e objetiva. De certa maneira, ele é um manual de instruções que precisa ser acessado recorrentemente por diversos colaboradores. Alguns elementos fundamentais nesse planejamento são:

Definição de processos

Deve-se indicar quais serão as tarefas a serem realizadas, suas etapas, sequências, modos de fazer, conexão entre setores e responsáveis.

Infraestrutura e recursos

É preciso que fique claro quais sãos os recursos estruturais da empresa onde cada atividade acontece, o que ele oferece, como funciona e como contribui para cada atividade. Igualmente, os recursos materiais a serem utilizados em cada atividade devem estar devidamente esclarecidos.

Recursos humanos

Abrange informação sobre todos os colaboradores, suas funções, em quais ações estão envolvidos, hierarquias, resultados esperados, dentre outras questões pertinentes à gestão de pessoas.

Orçamento

Os custos envolvidos no período de vigência do planejamento operacional devem ser previstos, assim como os recursos disponíveis para a sua execução.

Normas da empresa

Nesse ponto sinalizam-se os comportamentos e atitudes esperados dos colaboradores diante das atividades operacionais e relação com a empresa.

Outros elementos poderão fazer parte do planejamento operacional conforme as particularidades de cada empreendimento. O importante é que todas as ações, recursos e pessoas estejam bem definidos, instruídos e alinhados com a estratégia da empresa para que esse documento cumpra sua função.

Qual a importância do planejamento operacional?

Além de fazer com que a estratégia da empresa de fato funcione na prática, o planejamento operacional contribui para potencializar os resultados do negócio. Isso porque ele permite um melhor alinhamento das ações operacionais, entre setores e, também, prepara a empresa para lidar com imprevistos com mais agilidade e eficiência.

Os reflexos positivos do planejamento operacional e de sua execução transcendem as atividades operacionais, pois oferece subsídios informacionais e insights para qualificar a área administrativa da empresa.

Diante disso, podemos afirmar que o gestor de empresas precisa conhecer e saber como utilizar o planejamento operacional de maneira eficiente, tanto quanto outras ferramentas de gestão, para ter sucesso com o negócio. Nesse contexto, as finanças fazem parte das áreas mais importantes, por isso, sugerimos que você leia o nosso e-book: Educação Financeira para Gestores.

Comentários estão fechados