Home Sem categoria Conheça 4 tipos de empreendedores e descubra o seu perfil!

Conheça 4 tipos de empreendedores e descubra o seu perfil!

4 minutos lido
Comentários desativados em Conheça 4 tipos de empreendedores e descubra o seu perfil!

A identificação é um dos fatores que auxiliam no autoconhecimento, possibilitando a promoção de mudanças internas ou reforçando a motivação. Por isso, não se deve subestimar temas como os tipos de empreendedores existentes e seus perfis.

É claro que as pessoas são muito diferentes, e querer resumir os tipos humanos a partir de alguns comportamentos e rótulos é algo obsoleto. Mas, particularmente no universo dos negócios, algumas coisas são sim previsíveis.

Então, entender quais os tipos de empreendedores mais refletem o seu próprio modo de atuação, pode ser interessante para visualizar como o seu modo de empreender influencia no negócio. A seguir, vamos te apresentar alguns perfis.

1. Empreendedor cético

O cético é um dos tipos de empreendedores mais mal vistos no universo dos negócios. É um perfil que não lida muito bem com visões otimistas sobre o sucesso e tende a ser muito crítico e questionador quanto ao que realmente fez com que uma determinada marca chegasse aonde chegou. Apesar dos pesares, esse perfil pode ser tóxico ou positivo.

Ele é tóxico quando a pessoa concentra sua energia mais em colocar à prova o sucesso alheio do que em investir no próprio. Mas ele é positivo quando, a partir dessa visão extremamente crítica, o empreendedor cético alia isso à criatividade e consegue se esquivar de erros ou crenças ingênuas que povoam a mitologia do universo business, favorecendo assim seu próprio empreendimento.

2. Empreendedor imitador

O empreendedor imitador é um tipo perigoso: tudo o que ele faz é buscar por empreendimentos já existentes ou estratégias que tiveram sucesso e copiá-las para o seu próprio negócio. Perfis com esse tipo de conduta podem acabar precisando lidar com acusações de plágio e problemas afins. Além disso, tendem ao fracasso se o negócio copiado for bem-sucedido, uma vez que não terão diferencial competitivo.

3. Empreendedor pesquisador

Esse é um dos tipos de empreendedores que tem grandes chances de sucesso com o seu negócio. O seu perfil tende a sempre estudar, aprender, pesquisar sobre tudo o que é de interesse do seu negócio.

Diante disso, além de ter recursos técnicos para gerir bem um empreendimento, também poderá ter uma bagagem favorável para uma visão ampla das oportunidades de mercado. Porém, esse perfil é problemático quando não sai da teoria. É comum que o empreendedor pesquisador precise de uma “força” para desenvolver o lado prático.

4. Empreendedor carismático

Esse tipo de empreendedor se destaca por suas qualidades de relacionamento interpessoal. Eles têm muita habilidade para conquistar e influenciar pessoas, o que facilita com que consigam parcerias, investidores e bons negócios.

O empreendedor carismático só precisa tomar cuidado para não julgar que a isso se resume o sucesso nos empreendimentos. Seu carisma só será uma chave para o sucesso se for alinhado com ótimos conhecimentos sobre gestão.

Você se identificou com algum desses tipos de empreendedores?

Poderíamos continuar uma longa lista sobre os tipos de empreendedores, afinal, como já falamos antes, as pessoas são diversas em seus modos de ser e agir. Mesmo que você não tenha se identificado com nenhum desses perfis, isso já é um passo para se conhecer melhor e investigar suas próprias características e como elas influenciam nos negócios.

Agora, se você se visualizou em algum desses tipos de empreendedores, aproveite para pesquisar mais sobre eles a fim de potencializar suas qualidades e corrigir suas fraquezas. Continue se informando sobre outros assuntos de interesse do empreendedor seguindo o IDEBRASIL nas redes sociais!

Comentários estão fechados